Traduza para o seu idioma

sábado, 16 de abril de 2011

Avivamento familiar - Parte 1


“Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Efésios 3:15-19)


Deus nos escolheu para conduzir um poderoso avivamento, e esse avivamento deve começar na família. Isso significa que precisamos ser disciplinados e disciplinar aqueles com os quais convivemos; entendendo que toda disciplina requer um discipulado.


Discipule sua família

Discipulado familiar é possível, apesar de muitos acharem ser mais fácil discipular os que não são da família. Esse não é um pensamento correto. Estabeleça seus pensamentos em linha com a Palavra, renove a sua mente como está escrito em Romanos 12:1,2 e veja o que Deus pode fazer na sua vida e na sua família.

Muitos sonham com uma família maravilhosa, mas só sonham, não fazem nada para conquistar no físico o sonho desejado. Se você quer uma família maravilhosa, terá que discipular sua família.

Não existe discipulador melhor para a família do que os patriarcas da família, o sacerdote e a sacerdotisa. Há pais que esperam que o filho melhore suas atitudes, seus hábitos, seu modo de ser e de pensar, sua linguagem, através do discipulado que estão recebendo na Igreja ou do líder. Esquecem que por mais santo e ungido que o discipulador seja, também é homem.

Os filhos são responsabilidade dos pais e não do líder, do discipulador. Inclusive essa transferência feita por alguns não tem sido boa e, para alguns filhos, tem provocado uma inversão de paternidade, causando um problema ainda maior: filhos honrando mais aos líderes do que aos próprios pais.


É preciso pagar o preço pela família

Se você, mulher, quer que seu marido seja o melhor homem do Planeta, o mais amoroso do mundo, então, discipule-o, mesmo que ele seja uma pessoa difícil! Seu marido pode ser difícil, mas não é pior do que um bicho.

Se você, marido, quer que sua mulher seja aquela mulher extraordinária dos seus sonhos, menos rixosa e mais amável, discipule-a, ame-a. Tudo o que uma mulher mais quer é ser amada.

Os casais precisam de sabedoria para trabalhar com as imperfeições de cada um, com aquilo que incomoda e que tem trazido alguns problemas no relacionamento. Imagine que, ao chegar para almoçar, o arroz não esteja como você gosta. Você não precisa fazer cara feia. É mais fácil, com jeito e com carinho, dizer a ela que crê que conseguirá fazer um arroz melhor. E no dia em que isso ocorrer, porque ela irá se esforçar, tecer um elogio merecido como: nunca comi um arroz tão gostoso!

Quando marido e mulher dão voz de valor um ao outro, tudo começa a responder de uma maneira mais agradável e o resultado se torna mais positivo. Na verdade, o resultado de tudo isso é uma família ajustada no amor de Cristo e, posteriormente, filhos saudáveis.


Gerando discípulos em casa

O melhor lugar para fazer discípulos é em casa. A Igreja é uma referência de continuidade, mas o melhor lugar para gerar discípulos é em casa. Em 2002, fizemos um Seminário: ‘Discipulando a Família’. Mostramos que é possível marido discipular a esposa, tanto no aspecto familiar, como no aspecto espiritual. É possível esposa discipular marido. É possível pais discipularem filhos. É possível!

O que está faltando para muitos casais é se unirem pelas madrugadas e buscar a face de Deus para que haja mudança no lar. Há uma solidão tremenda na questão de participação de marido e mulher em orarem juntos. Está faltando aliança entre os cônjuges no que diz respeito à oração. Um chamar o outro para orar quando chegar a casa, mesmo se estiver dormindo. É preciso orar juntos.

Não se trata de passar a madrugada toda orando, ainda que algumas vezes isso seja necessário, mas fazer uma oração consagrando a família, os filhos, a casa, orar pela prosperidade familiar e para que haja discipulado de êxito na família. Um casal que se une em oração pela família colhe bênçãos sem limites.

A questão é que muitos querem as bênçãos, querem respostas e conquistas, mas esquecem de plantar a semente. É impossível alguém assumir o princípio do sacerdócio e não prosperar. De igual forma, não há mulher que assuma o princípio da sacerdotisa e não tenha êxito.


Removendo a dissimulação da família

Deus quer remover da família toda a dissimulação. Não podemos ser religiosos. Não devemos ir à Igreja com a família por falta de alternativa ou porque é mais barato ir a Igreja do que para o Shopping. É preciso ir à Igreja com a convicção de que Deus age na sua família e produz nela toda transformação.

Somos pessoas que, quando levados aos lugares, temos nossos desejos despertados. É assim: o lugar aonde vamos desperta desejos. Se você levar a família à praia, às 9 horas da manhã, o que seu filho vai querer? Ir para o Shopping? Claro que não! Ele vai querer mergulhar na praia! Se você levá-lo no final da tarde ao Shopping, ele não desejará ir à praia.

Ora, se o lugar em que estamos desperta desejos, por que alguns de nossos filhos e o nosso cônjuge não sentem desejo de ir à Igreja? Pode ser porque existem dois tipos de pessoas, as da Igreja e as de dentro de casa.

Todo discurso da Igreja é para despertar o desejo do Reino para viver o Reino em casa, na família. Quando os filhos, que têm velocidade de absorção, vêem que existe uma discrepância entre o discurso e a prática, eles não têm prazer em ir à Igreja.

Então, cabe a pergunta que você deve responder a si mesmo: Como vai a sua vida em família? Você tem a mesma prática de vida na Igreja e em casa? Que o Senhor nos ajuste e que possamos crescer saudavelmente na nossa vida familiar.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário