Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Passos para um discipulado autêntico

1. Amar e viver em unidade para ganhar vidas

O princípio do discipulado nos dá a idéia de que o discípulo de hoje será o mestre de amanhã. Se pudéssemos encerrar o discipulado diríamos que o verdadeiro discipulado está pronto quando se torna igual ao seu mestre.

Sabemos, entretanto, que existem aqueles que vão além do conhecimento e sabedoria daquele que os discipulou. Refiro-me ao aspecto humano, pois apesar de podermos fazer coisas maiores que o Mestre, como está registrado em João 14:12, nunca seremos maiores que Jesus. "É necessário que ele cresça e que eu diminua."
 (João 3:30)

No texto de Mateus 5:13 e 14, Jesus declara explicitamente uma das formas de todos reconhecerem que os Seus discípulos eram verdadeiramente Seus discípulos: se eles amassem uns aos outros como Ele os havia amado. 

Em seguida, Jesus fala sobre a unidade numa oração ao Pai: "Para que todos sejam um, como tu, ó Pai o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. (João 17:21). Assim, Jesus cita mais uma característica que deve envolver os Seus discípulos que é a unidade. Deste modo, todos serão mais parecidos com Ele e revelarão mais Sua semelhança, a semelhança de amor que estava em Jesus.

Quando somos um com o nosso irmão, assim como Jesus é um com o Pai, estamos testemunhando através da nossa própria vida e atitude que Deus enviou Jesus para resgate da humanidade. 

Diante de tantos textos, verificamos que os discípulos, ao apresentarem as características de seu Mestre, Jesus, serão identificados com Ele de tal modo, que todos reconhecerão que são verdadeiramente Seus discípulos.

2. Amar incondicionalmente para formar

O amor de Deus, manifestado em Cristo Jesus, é o princípio fundamental de todo o Novo Testamento e das Boas Novas do Evangelho (João 3:16). Todo o discipulado é primordial para a vida do Corpo de Cristo, Sua Igreja. Assim, precisamos fazer com que os neófitos cresçam e a cada dia se pareçam mais e mais com Cristo, que é o nosso Mestre, nosso Senhor e Salvador. 

Se quisermos discipular devemos, em primeiro lugar, amar. Devemos nos negar a nós mesmos, pois não é fácil tornar alguém um discípulo; investimos tempo, energia física e emocional; vencemos desafios. 

Se quisermos ter êxito no discipulado, não podemos desistir, pois o discipulado será sempre um desafio. Alguns discípulos desistem; outros querem um lugar de privilégio; outros se dizem dispostos a tudo, mas recuam. 

O discipulador deve estar firme para agir independentemente de qualquer "mas", a fim de tratar o caráter do discípulo e socorrê-lo, incondicionalmente. "Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço."
(I João 2:10)

3. Amar derramando a vida de Cristo

Todos os segmentos da Igreja devem estar preocupados em criar condições favoráveis para o discipulado, de modo que o ensino da Palavra se torne uma prática constante. Temos que preservar a unção que da parte do Pai recebemos. 

O discipulador deve estar adestrado, formado, equipado e ser excelente conhecedor da Palavra, para que o inimigo não o envergonhe. A Igreja de Jesus deve buscar o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério e para a edificação do Corpo de Cristo. "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo."
 (Efésios 4:13) 

À medida que uma pessoa está sendo discipulada, ela também está sendo doutrinada à luz dos conceitos teológicos daquele que a discipula. Assim os primeiros convertidos à fé cristã, relatados no Novo Testamento, perseveravam na doutrina dos apóstolos (Atos 2:42). 

O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, diz: "Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência..."
 (II Timóteo 3:10). O ensino doutrinário está inserido no próprio contexto do discipulado.

Equipar o discípulo é dar-lhe condições de desempenhar bem o seu papel. É ensinar-lhe a fazer, fazendo. É ensinar-lhe a guardar, isto é, a obedecer todas as coisas que Jesus ordenou. 

Jesus aplicou muito bem este tipo de didática, enviando os 12 com a missão de pregar o Evangelho às ovelhas perdidas da casa de Israel, anunciando que era chegado o reino dos céus. Jesus os equipou, dando-lhes poder para expulsar os espíritos imundos e para curar toda a enfermidade e todo o mal (Mt 10:1). 

O Mestre nos ensinou que equipar, passar a visão doutrinária, derramar a vida de Cristo no discípulo é responsabilidade do discipulador, é tarefa do líder que está sobre derramar sobre o discípulo. 

Se assim nos portarmos, teremos uma Igreja forte, onde os princípios do Reino estarão instalados num discipulado que tem como base o amor incondicional de Deus por nós e de nós por nossos discípulos. "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (I João 4:8)



Ap Renê Terra Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário