Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte1

A LEI DA TAMPA
"A habilidade de liderança determina o nível de eficiência de uma pessoa" (2Samuel 5.1-4)

O sucesso se encontra ao alcance de quase todas as pessoas. Mas o sucesso pessoal sem habilidade de liderança traz somente eficiência limitada, alcançando somente uma parte do que poderia ter alcançado se houvesse boa liderança. O quanto mais alto você desejar subir, tanto mais liderança necessita. Quanto maior  impacto deseja fazer, tanto maior a sua influência necessita ser.
A habilidade de liderança é a tampa que determina o nível de eficiência de uma pessoa. Quanto menor a habilidade individual para liderar, tanto menor será a tampa de seu potencial. Quanto maior a liderança, maior a eficiência. Sua habilidade de liderança, para melhor ou para pior sempre determina a sua eficiência e o potencial de impacto de sua organização. Para atingir o mais elevado nível de eficiência, você deve levantar a tampa de sua habilidade de liderança.
Por que Saul falhou como rei de Israel e por que Davi foi bem sucedido? A resposta pode ser encontrada na lei da tampa: A habilidade de liderança determina o nível de eficiência de uma pessoa. Enquanto Davi levantou muitas tampas, a atitude de Saul manteve a tampa firmemente presa embaixo de sua liderança. Dê uma olhada nos caminhos semelhantes pelos quais esses homens andaram:

1. Ambos receberam conselhos de homens tementes a Deus.
Samuel, o último juiz de Israel, ungiu ambos. E ambos receberam o benefício de bons conselhos, Saul, de Samuel, e Davi de Samuel e, mais tarde, do prefeta Natã.

2. Ambos enfrentaram grandes desafios.
Cada líder se defronta com obstáculos, provas e tentações. Algumas vezes Saul e Davi enfrentaram os mesmos. Tome como exemplo Golias: Quando o gigante filisteu se ofereceu para lutar contra o campeão de Israel, tanto Saul quanto Davi ouviram o desafio. Saul, o maior guerreiro de Israel, escondeu-se de medo. Mas Davi, um simples jovem, enfrentou determinantemente o desafio e foi honrado por Deus.

3.Ambos tiveram a oportunidade de mudar e crescer.
Saul e Davi reagiram de maneira muito diferente quando foram confrontados com sua limitações. Quando Samuel repreendeu Saul por realizar ofertas queimadas inapropriadas a Deus, o rei não expressou uma palavrinha sequer de tristeza ou arrependimento. Lógico! Saul se manteve no mesmo caminho.
Davi possuía um coração bem diferente. Quando Natã confrontou o rei depois do sórdido incidente com Bate-Seba, Davi ficou quebrantado e arrependeu-se profundamente.

As tampas que limitaram Saul
Deus removeu todas as tampas externas da vida de Saul quando o filho de Quis assumiu o trono de Israel. Porém, mesmo sem tampas externas para sua liderança, ele ainda lutava com várias tampas internas:

Medo: Saul começou a reinar escondendo-se entre a bagagem.
Impaciência: Saul recusou-se a esperar por Samuel e ofereceu um sacrifício ilegal.
Negação: Saul continuou como se tudo estivesse bemmesmo depois que Samuel declarou que deus o havia rejeitado como rei.
Impulsividade: Saul fez um voto precipitado que quase lhe custou a vida do filho.
Engano: Saul ofereceu a sua filha Mical a Davi, esperando que o jovem morreria na batalha para ganhar a mão dela em casamento.
Ciúme: Saul ficou enfurecido quando pessoas o comparavam com Davi e, a partir de então, pôs o olho do ciúme no jovem.
Raiva: Saul tentou matar Davi repetidas vezes.
Pelo fato de Saul nunca ter removidas as tampas de sua liderança, Deus o removeu do trono de Israel.

As tampas que não limitaram Davi
Davi também tinha muitas tampas em sua vida, tanto internas quanto externas, mas elas não o fizeram parar:

1. Sua família
As limitações de Davi começaram em casa. Quando Samuel pediu que Jessé juntasse todos os seus filhos para que Deus revelasse o próximo rei de Israel, ninguém se lembrou de convidar Davi. Os seus irmãos não tiveram conceito melhor dele do que o seu pai. Quando Davi visitou a frente de batalha, eles zombaram dele. Quando Davi reagiu frente à blasfêmia de Golias, os seus irmãos o insultaram e lhe disseram que fosse para casa.
2. Seu líder
Saul tentou continuamente sabotar a liderança e eficiência de Davi. Quando Davi se ofereceu para lutar contra Golias, Saul lhe disse: "Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele"(1Sm 17.33). Então, Saul tentou colocar armamento pesado sobre o garoto: ele, certamente, não a usaria! Durante muitos anos, Saul tentou, reiteradas vezes, matar Davi.
3. Seu histórico
Davi provinha de uma família pobre de pastores. Seus pai, Jessé, o belemita, não possuía uma linhagem significativa ou posição de destaque. Davi nem mesmo era o filho mais velho da família; havia sete outros irmãos mais velhos.
4. Sua juventude e inexperiência
Na época em que Samuel ungiu Davi, o garoto não tinha experiência de liderança, a não ser lidar com ovelhas. Quando avançou para lutar contra Golias, outros o consideravam "somente um jovem", ele nunca havia lutado numa guerra. Sempre de novo pessoas o subestimavam e desrespeitavam.

O sujeito que levantou a tampa
Finalmente, Davi se tornou um grande líder, mas ainda apresentava limitações na vida. Alcançou muita coisa porque se tornou um removedor de tampas.
Cada líder tem tampas em sua vida; ninguém nasceu sem tampas. Elas não desaparecem quando uma pessoa recebe um título, alcança uma posição ou é investida de poder. A questão não é se você tem tampas ou não, mas o que fará a respeito delas.

fonte: bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário