Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 8

A LEI DA INTUIÇÃO(Êx 18.1-24)
"Líderes avaliam tudo com uma medida de liderança"

A intuição na liderança, muitas vezes, diferencia os maiores líderes dos líderes simplesmente bons. Algumas pessoas nascem com grande intuição de liderança; outras precisam trabalhar duro para desenvolvê-la. Independemente do que isso envolve, o resultado é uma combinação da habilidade natural e de habilidades aprendidas. Essa intuição informada faz com que questões cruciais emerjam do líder, habilitando-o para conseguir o manejo de fatores intangíveis, compreendê-los e trabalhar com eles a fim de atingir as suas metas de liderança.
Líderes de sucesso veem cada situação em termos de recursos disponíveis: dinheiro, matéria-prima, tecnologia e, o mais importante, pessoas. Líderes intuitivos podem perceber o que está acontecendo entre pessoas e, quase que instantaneamente, conhecem as esperanças, os temores e as preocupações delas. Líderes também têm a habilidade de dar passos para trás para verem não apenas onde eles e seus companheiros andaram, mas também para onde estão sendo conduzidos, como se pudessem cheirar mudanças no ar.
Cada um possui algum tipo de intuição, especialmente na área dos seus dons naturais. Se o seu dom é misericórdia, então pode sentir quando alguém necessita de conforto e você sabe como proporcionar o mesmo. Se serviço é o seu dom, sua intuição sabe quando e como ajudar necessitados. E, se você é naturalmente dotado de liderança, então vê tudo com olhos de liderança.
Moisés foi um líder bom, não um líder natural. Quando se encontrou com Jetro, ainda não havia liderado Israel por longo tempo (os hebreus pouco tempo antes tinham deixado o Egito.). Mas, durante aqueles longos anos no deserto, a liderança de Moisés havia se desenvolvido, e, assim desenvolveu-se a intuição dele.
Jetro, por outro lado, parece ter sido líder natural. Como sabemos isso? Porque ele olhou para uma situação deferente de tudo quanto já tinha visto, liderando mais de um milhão de ex-escravos descontentes e deslocados, e soube exatamente como manejar a situação. Isso é intuição em ação. Quem ele era determinou o que ele viu. Jetro, o líder, via tudo com olhos de liderança.
De todas as leis de liderança, a lei da intuição é a mais difícil de ensinar. A leitura provê a melhor analogia para compreender a intuição. Líderes intuitivos "leem" as pessoas.

Jetro o líder leitor
Observemos como Jetro lidou com a situação de Moisés. Semelhante a todos os líderes intuitivos, Jetro leu:
1. Situações
Um líder intuitivo pode, rapidamente, avaliar a situação. Jetro assistiu a Moisés em ação durante um dia e imediatamente reagiu. Jetro não precisou contratar um consultor, formar uma comissão ou realizar profunda pesquisa. Instantaneamente, identificou um problema de liderança. Nem todos os líderes são capazes de vislumbrar uma solução tão rapidamente quanto Jetro, mas, quando confiam na sua intuição, percebem, imediatamente, que a situação requer sua atenção.
2. Tendências
Um líder intuitivo vê o que está acontecendo no presente e compreende onde uma organização está situada. Jetro pôde ver Moisés se metendo em problemas. Ele falou ao seu genro: "Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer" (Êxodo 18.18).
Talvez Moisés resolvia conflitos com eficiência; talvez não. Mas, mesmo se fosse capaz de dar conta de tudo, não podia suportar tudo. Com o crescimento da população, a situação ficaria pior. Jetro sabia que Moisés enfrentaria desastre caso não mudasse.

3. Recursos
Líderes intuitivos sabem como desembaraçar a sua visão. Eles não aceitam tudo simplesmente e maximizam tudo quanto está à mão a fim de atingirem as suas metas. Jetro identificou os maiores recursos de Israel: o coração de Moisés, o favor de Deus e o povo. Orientou Moisés para buscar o conselho de Deus, ensinar ao povo as leis de Deus e delegar poder ao povo a fim de dividir os fardos . O plano de Jetro utilizou tudo que era valioso que o povo possuía.

4. Pessoas
Destreza com pessoas talvez seja a maior habilidade de um líder intuitivo. Alguns podem compreender o que significa liderar; outros podem efetivamente fazê-lo. Jetro compreendia o suficientemente bem pessoas e liderança para saber como delegar poder à liderança de Moisés, apesar de não ter experiência pessoal com as pessoas que há pouco tinham escapado do Egito. Jetro sabia que a liderança tinha de ser baseada em habilidade, não em posição, e compreendeu instintivamente que as pessoas certas estavam presentes para liderarem milhares, centenas, cinquenta e dez. Unicamente precisavam ser colocadas no devido lugar.
5. A si mesmo
O líder intuitivo lê a si próprio. Compreende os seus pontos fortes, os seus pontos fracos e a sua vocação individual. Jetro não apenas leu e compreendeu o problema de liderança de Moisés; ele se deu conta que Moisés não era o homem certo para a tarefa. Assim, leu e avaliou a habilidade de liderança de Moisés e planejou de acordo.
Observe qualquer líder com forte intuição e verá a sua habilidade de ler uma situação de liderança. Quando Neemias olhou para o muro de Jerusalém, ele sabia o que fazer. Quando José compreendeu o sonho de Faraó, ele sabia como prepara-se para enfrentar a carestia.

Intuição, seja ela natural ou intencionalmente desenvolvida, ajuda a um bom líder a tornar-se um grande líder.
fonte: Bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário