Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Arrependimento: Princípio do ministério de Jesus

Mateus 3:1-10
João estava preparando o caminho do Senhor, ele estava endireitando as veredas. Vamos entender! Como assim endireitar? preparar? Por que o caminho já não estava preparado? Por que ainda não tinha sido endireitado? Percebe-se o comodismo que os líderes daquela época estavam vivendo. Eles tinham perdido o foco, o que se percebe diante da história de Jesus. O caminho estava lá, só faltava prepará-lo. Pairava um cansaço, uma paralisia, uma frieza quanto ao Messias tão esperado. O caminho precisava ser ajustado, ou seja, estava torto. A visão do povo não estava em Jesus, em Deus. Eles estavam com a vida fora dos parâmetros de Deus, logo, precisavam de um ajuste.
João estava firmando as bases de um Reino eterno. Esse reino tem um caminho, que foi preparado pelo próprio João: Arrependimento. Esse é o princípio do reino eterno de Jesus.

O arrependimento compreende: confissão de pecados, batismo e frutos. O batismo é a mudança de vida, é o ato profético de mudança de caminho, é a renúncia de uma rota velha para receber uma nova rota. A confissão de pecados significa resolver o velho caminho, destruir suas bases. Em um contexto mais simples: resolver o passado. Confessar os pecados é tirar a velha natureza de influência, é tirar as reservas. Já os frutos é a demonstração desse abandono. É a perspectiva de uma nova vida; são os motivos construídos pelo próprio eu de querer um novo caminho. Os frutos é a obra de construção de uma nova história.
Os religiosos da época viviam uma prisão intelectual. Diziam que tinham por pai a Abraão. Não estavam dispostos a agarrar uma nova visão. Estavam sendo batizados somente por estar. Não compreendiam a essência do batismo, que é o batismo de arrependimento. Mateus conta que: " ... vinham ao batismo", mas que não confessavam os pecados. O arrependimento compreende o batismo, a confissão e os frutos. Eles só queriam saber do ato profético; achavam que eram santos, não precisavam submeter-se a outra visão, senão aquela de Abraão.
Os fariseus e saduceus não queriam resolver o passado, mas preferiam continuar vivendo nele. não estavam dispostos a um novo reino, uma nova unção. Eles próprios se prendiam pelos seus conceitos. Líderes presos por eles mesmos, que constroem suas próprias algemas e fazem questão de engolir as chaves, que vivem como os donos da verdade, como se eles nunca estivessem errados, estes estão na mira de Deus. Não produzem frutos, são infrutíferos. Entenda uma coisa: A vida é um aprendizado, você nunca sabe de tudo. Sempre tem algo que você precisa saber. Nunca se ache o dono da verdade, não se feche em si mesmo. Olhe para Deus, estabeleça os princípios de Deus.
OBS: Quando uma visão chega, sempre tem aqueles que ou deturpam, ou são contra
a essa visão. Esses precisam ser confrontados!

(Mateus 3:10) - E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Saber se a árvore será cortada ou não, depende de sua reprodução. Este é um princípio de Deus (Gênesis 1:28) - E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Se você não reproduz, você é cortado!
Daremos frutos se estivermos em Jesus e caminharemos para o seu reino se Cristo for positivo em nós. Como assim? Se olharmos para Jesus como realmente ele é, considerando o seu caráter, sua visão. É necessário ver Jesus como Jesus.
Os frutos do arrependimentos precisam ser multiplicados.

Resolva o seu passado e viva a vida que Deus te dá em Jesus. A vida que você perdeu no Éden!

Nenhum comentário:

Postar um comentário