Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 10 de março de 2011

VISÃO: Abraão capta o que vê Gn 12.1 - 22.4


Enquanto discípulos centram sua atenção em desafios próximos, líderes vêem o futuro à distância. Eles sonham os sonhos não apenas do que pode acontecer agora, mas também o que poderá acontecer no próximo ano, na próxima década, até mesmo na próxima geração.
Quando Deus disse a Abraão para deixar o conforto do seu lar em Harã, seus parentes e tudo mais que lhe era familiar para fazer um novo começo em outra terra (Gn 12), Abraão captou uma visão. Deus deu a Abraão a esperança de ser pai de uma grande nação; de fato, Deus disse que Abraão se tornaria pai de muitas nações! Abraão sentiu-se impulsionado para seguir essa grande visão, mesmo quando não possuía nenhuma evidência em que se apoiar.

Lições de Abraão sobre a visão 
Observando Abraão em Gênesis 12 - 22, podemos aprender o fundamento para uma visão dada por Deus. Uma visão deve:

1. Começar com as prioridades de Deus (Gn 12.1-2). Deus começou a visão, não Abraão. Quando líderes começam com a visão de Deus, eles podem mais facilmente manter a direção e conservar puros os motivos.
2. Estar ligada à identidade do líder (Gn 15.2-4). A visão recebida por Abraão serviu com exatidão para ele e Sara; preencheu as necessidades e desejos desse casal estéril. Mais do que isso, seu cumprimento beneficiaria outros.
3. Incluir outros (Gn 12.2-3). Uma visão de Deus sempre envolve e abençoa outros. O Senhor disse a Abraão que ele seria abençoado a fim de abençoar muitas nações, o que se cumpriu com exatidão através do nascimento de Cristo muitas gerações mais tarde.
4. Ser maior do que o líder (Gn 17.1-8). Enquanto Abraão quis arranjar um filho para ser herdeiro, Deus quis que ele fosse pai de nações. A esperança foi muito além dos sonhos mais ousados de Abraão (e de suas próprias capacidades). Essa grandiosa visão exigiria mais tempo para se cumprir do que a duração da vida de uma pessoa.
5. Estar ligada às convicções mais profundas do líder (Gn 18.9-12). A visão que conquistou o coração de Abraão espelhava os seus valores mais fortes, inclusive o seu desejo de ter uma família e terra.
6. Ser tangível e facilmente comunicável (Gn 15.5). Deus deu a Abraão um quadro tangível da visão: Olha para a areia da praia do mar, Deus disse, e para as estrelas no céu. Esses objetos serviram como recursos visuais para Abraão emoldurar e completar a visão.
7. Ter valor eterno (Gn 17.19-20). A visão de Abraão foi muito além do tempo de sua vida na terra e incluiu muito mais do que riqueza e fama. Sua visão afetaria o destino eterno de milhões.

fonte: bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário