Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Meu Dinheiro não me Pertence

Graça e paz!...
Ainda que pareça estranho pelo título do nosso estudo, Deus não me trouxe aqui hoje para falar em dinheiro, ou pelo menos não é este o nosso assunto principal, mas sim para falar em fidelidade. Até porque Deus não precisa de diheiro, pois ele já é dono de tudo. (Sl 24.1). Ele é Senhor absoluto de todas as riquezas que venhamos a possuir ou imaginar. Deus tem tudo. Nós não temos nada. (Jó1.21).
Deus não nos deu nada em caráter permanente aqui na terra; nosso tesouro está no céu. (Mt 6.20), mas Deus nos confia bens materiais para que possamos administrar. (Lc 12.42-48)E um dia vamos dar contas desta administração a Deus.
A bíblia nos ensina que somos mordomos, ou seja, "despenseiros da multiforme graça de Deus" (1Pe 4.10). Como mordomos de Deus, somos encarregados de administrar as suas propriedades e seus bens. Somos administradores daquilo que Deus possui e nos confiou para que cuidemos e desevolvemos. É por isso que Deus nos chamou para falar de fidelidade na administração daquilo que é dele.

O UNIVERSO PERTENCE A DEUS

Deus é o criador, sustentador e preservador de todas as coisas. O mundo todo lhe pertence por direito de criação. Vejamos:
* Gn 1.1 - "No princípio criou Deus os céus e a terra"
* Dt 10.14 - "Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há"
* Sl 89.11 - "Teus são os céus, tua é a terra; o mundo e sua plenitude, tu os fundaste"
Deus nunca entregou o direito de propriedade da terra a ninguém. Ao homem foi permitido cultivar e desenvolver (Gn 2.15), mas tudo continua pertencendo ao Senhor Deus - o Criador.

A SUA VIDA PERTENCE A DEUS

o homem pertence a Deus:
=> Por direito de criação: A obra criada pertence ao criador por direito de criação. A vida vem de Deus: Gn 1.27 "Criou Deus, pois o homem." Outros textos: Is 42.5; Ez 18.4
=> Por direito de redenção: Deus não só criou, mas também nos libertou da escravidão do pecado, resgatando-nos das garras de satanás 1Co 6.19-20; Ap 5.9; Tt 2.14
=> Por direito de preservação: Deus não só nos criou e nos salvou através do sacrifício de seu filho, como também nos preserva, dando-nos a sustentação de cada dia. At 14.15-17; Cl 1.17;1 Pe 1.5
Somos três vezes de vezes. Somos de Deus porque ele nos criou, nos salvou e nos preserva.

O SEU DINHEIRO PERTENCE A DEUS

Já vimos na introdução que nada temos por direito. Tudo nos foi confiado por bondade de deus, visando um fim proveitoso . Moisés, depois de afirmar ao povo, que foi Deus quem os libertou do Egito, lhes conduziu, sustentou-lhes, faz a seguinte recomendação: "Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas " (Dt 8.17-18)
Família de Deus, o Senhor não está preocupado propriamente com o dinheiro que está em nossas mãos, mas com a nossa fidelidade e obediência a ele e ao projeto do seu Reino. Deus espera o nosso amor na mesma proporção que ele nos ama e conta com nossa fidelidade, isto é, com nossa liberalidade na mesma proporção que ele é bom para conosco. É por isso que o dízimo não é o máximo, mas o mínimo que Deus espera do cristão verdadeiro. Lembre-se: Tudo é de Deus!

CULTO DE HONRA 13/04/2011                                              PRESBÍTERO DANIEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário