Traduza para o seu idioma

sábado, 21 de maio de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 3

A LEI DO PROCESSO (Gn 37.1 - 50.22)
"Liderança se desenvolve diariamente, não em apenas um dia"

Tornar-se um líder é bastante semelhante a investir na bolsa de valores. Se você espera conseguir uma fortuna em um dia, está enganado. O que mais importa é o que você faz dia após dia, por longo prazo. Se você desenvolve continuamente sua liderança, permitindo que os seus "ativos" se multipliquem no decorrer do tempo, o resultado inevitável será crescimento.
Embora algumas pessoas possuam dons naturais maiores do que os outras, basicamente todas as habilidades de liderança podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Mas o processo não acontece do dia pra noite. A liderança possui tantas facetas: respeito, experiência, força emocional, habilidades pessoais, disciplina, visão, impulso, oportunidade, e a lista  continua. Por isso, se exige tanto tempero dos líderes para que sejam eficientes.
A boa notícia é que você pode crescer na sua habilidade de liderança. Independentemente do seu ponto de partida, você pode ser aperfeiçoado.
José foi um menino convencido, arrogante demais em relação à sua bondade. Não se cansava de pensar que era o favorito de seu pai, o menino que recebeu tratamento especial, o filho da velhice de Jacó. José teve de senti-lo na pele.
Quando Deus deu um sonho a José, revelando-lhe que, no futuro, governaria a sua família, não apenas os seus 11 irmãos, mas também os seus pais, José contou, inadvertidamente a todos o assunto. Seu pai o repreendeu. Seus irmãos queriam vingança.
E eles e vingaram.
Na sua juventude, José não sabia como lidar habilmente com outros. Faltava-lhe experiência, sabedoria e humildade, três qualidades que são obtidas apenas no decurso do tempo. A vida de José ilustra a Lei do Processo. Note como tempo e experiência contribuíram para desenvolver as habilidades de José:

FASE UM: Não sei o que não sei.
Cada um começa em estado de ignorância. Foi lá que José começou. Ele não compreendia a dinâmica de sua família. Também não podia imaginar como os seus irmãos reagiriam quando descreveu seu sonho ou, talvez, nem se importariam com isso. As Escrituras dizem que os seus irmãos o odiavam. Quando descreveu seu sonho, eles o odiaram ainda mais. José fez e disse coisas sem compreender as questões interpessoais envolvidas. Sua ignorância lhe custou mais do que duas décadas de alienação de sua família.

FASE DOIS: Sei o que não sei.
Foi necessário um incidente na vida para se obter a atenção de José e colocá-lo no trilho da mudança. Confinado à escravidão no Egito, ele começou a aprender o que não sabia. chegou a compreender que a liderança é difícil e traz consigo um grande peso de responsabilidade. Ao longo dos anos, José foi traído e aprendeu duras lições sobre a natureza humana, sobre relacionamentos e liderança. O processo moldou o seu caráter, dando-lhe paciência e humildade. Mais tarde reconheceu que Deus é a fonte de bênção e poder.

FASE TRÊS: Sei e cresço, e as coisas começam a aparecer.
Líderes que apresentam grande habilidade quando surgem oportunidades somente brilham porque pagaram o preço da preparação. Quando, finalmente, Faraó chamou José, o homem jovem agiu com excelência e grande sabedoria. Ele não foi bem sucedido porque, de repente, se tornou bom aos 30 anos de idade; foi bem sucedido porque pagou o preço durante 13 anos. A sabedoria e o discernimento adquiridos a muito custo o promoveram à posição de segundo homem mais importante no comando do povo mais poderoso no mundo da época.

FASE QUATRO: Simplesmente prossigo por causa do que sei.
Durante os sete anos de fartura, José executou seu plano de liderança com grande destreza. Encheu as cidades do Egito com grãos e preparou o país para a carestia. Mas somente pode-se ver o quanto sua liderança havia crescido ao observar o que fez durante os seguintes anos de carestia. Enquanto se empenhava em alimentar o povo do Egito, a força de sua liderança lhe permitiu alimentar também outros povos. No processo, ele conquistou outro dinheiro, animais domésticos e terra e os colocou sob o domínio de seu mestre. Em José também se cumpriu a profecia dos seus sonhos de adolescente.

Cada líder eficiente precisa de tempo para desenvolver-se, mas somente o tempo não pode fazer de alguém um líder eficiente. Algumas pessoas nunca descobrem a Lei do Processo, nunca trabalham o crescimento e, por isso, permanecem na Fase Um durante toda a sua vida.
Para a felicidade dos filhos de Israel, José não parou no primeiro estágio. Ele cresceu na jornada do poço ao palácio. Porém quase 23 anos se passaram até reencontrar-se com os seus irmãos e ver a sua visão se realizar. No final, José se deu conta de que Deus havia dirigido o processo de seu desenvolvimento como líder e que havia sido conduzido para um propósito bem maior do que jamais havia imaginado enquanto garoto convencido.
No tempo no qual seu pai faleceu, José havia aprendido a ver as coisas sob a perspectiva de Deus. Quando seus irmãos temiam pela vida deles, José acalmou os nervos deles dizendo: "Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida" (Gn 50.19-20).
No final, José pôde ver a presença da mão de Deus em todos os anos de sua vida. Compreendeu o plano de longo prazo do Senhor para seu povo, um plano que José ajudou a cumprir ao crescer como o líder que Deus desejava que fosse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário