Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 4

A LEI DA NAVEGAÇÃO (Ne 1.1 - 3.32)
"Qualquer um pode dirigir o barco, mas só o líder pode indicar o rumo"

Líderes que navegam fazem muito mais do que controlar a direção na qual eles e seu povo viajam. Eles veem toda a viagem em sua mente antes que deixem o estaleiro. Eles têm a visão de seu destino, eles conseguem antever tudo de que é necessitarão para alcançá-lo, sabem de quais pessoas precisarão ter ao seu lado com o intuito de terem equipes de sucesso e reconhecem os obstáculos já quando eles começam a surgir no horizonte.
Algumas vezes é complicado ter o equilíbrio entre o otimismo e o realismo, a intuição e o planejamento, a fé e a realidade. No entanto, foi isso que possibilitou a Neemias ser um líder que sabia navegar.
Acima de qualquer outra coisa, o grande segredo para ser um bom líder é a preparação. Quando você se prepara, planeja bem, você passa segurança e confiabilidade ao povo. Não é o tamanho do projeto que determina se ele vai ser aceito, se vai ter apoio e sucesso. É a grandeza do líder. Líderes que são bons pilotos são capazes de levar seu povo para qualquer lugar.
Parece fora do comum, mas Neemias conseguiu ver tanto o problema como a solução, mesmo que ele nunca tenha estado em Jerusalém. Esta é uma característica fantástica de todos os grandes líderes: eles têm uma percepção incomum das coisas. E essa é a razão pela qual são capazes de conduzir grandes grupos de pessoas. Um líder vê:

* Além do que os outros veem: Neemias foi capaz de ver o problema mesmo que estivesse vivendo centenas de quilômetros distante de Jerusalém. Além disso, pôde, apenas em sua cabeça, imaginar e arquitetar a solução para isso;

* Mais do que os outros veem: Neemias sabia que as muralhas de Jerusalém poderiam e seriam reconstruídas e ele sabia o que deveria fazer para que isso acontecesse. Antes que deixasse Susã, ele pediu ao rei para conceder-lhe cartas que lhe garantisse obter o material necessário e lhe garantissem ter uma viagem segura até Judá;

* Antes que os outros vejam: nenhum dos povos vizinhos de Jerusalém desejava ver os muros sendo reconstruídos, e muitos líderes dos seus inimigos conspiravam contra Neemias e o povo. Neemias, contudo, viu o perigo e preparou-se para tais confrontos; ele recusou-se entrar nas intrigas de seus inimigos. E, quando o povo se sentia apreensivo com respeito aos perigos, ele reformulava suas estratégias e, com isso, defendia a cidade, e mantinha o povo trabalhando ao mesmo tempo.

Os judeus necessitaram de apenas 52 dias para levantarem os muros da cidade que haviam ficado em ruínas por mais de 120 anos. E eles foram capazes de fazê-lo, porque tiveram um grande líder para dar-lhes as coordenadas certas.
Neemias soube aonde queria chegar, fez o seu planejamento e conduziu o povo através de todo o processo. Sua história é, sem dúvida, uma das mais notáveis histórias de liderança seguidamente recordadas.

A navegação de Neemias
Antes que o processo de construção pudesse começar, Neemias usou certo tempo para preparar a si mesmo e ao povo.
1. Ele tomou conhecimento do problema (Ne 1.2-4)
Primeiramente, ele informou-se acerca da situação de Jerusalém e dos muros que a cercavam. Quando soube que os seus muros permaneciam em ruínas e que o nome de Deus era ridicularizado, ele chorou. Ele passou a ter o problema do povo como seu e como sua responsabilidade.

2. Ele usou tempo para orar (Ne 1.4-11)
Quase imediatamente, Neemias pôs-se de joelhos para orar. Ele confessou os seus malfeitos e os do povo e intercedeu em seu favor. Em seguida, implorou a graça de Deus. Não há dúvidas de que foi também durante o tempo que esteve em comunhão com Deus, em oração, que teve a visão e arquitetou os planos de reconstruir os muros da cidade.

3. Ele aproximou-se de pessoas-chave (Ne 2.1-9)
Em qualquer empreendimento de liderança, pessoas-chave, de influência, podem fazê-lo sustentar-se ao cair. Nesse caso, a pessoa-chave para muitas coisas era o rei Artaxerxes. Dele Neemias recebeu não só a autorização pra reconstruir Jerusalém, mas também recebeu apoio e recursos. Indubitavelmente, Neemias tratou de crecar-se do apoio de outras pessoas de influência.

4. Ele avaliou as necessidades (Ne 2.11-15)
Quando ele, finalmente, chegou a Jerusalém, inspecionou pessoalmente os desafios que o aguardavam. Ele fez isso em silêncio, durante a noite, vendo com seus próprios olhos os estragos e fazendo seus planos, sem interferências de terceiros ou de conselhos inoportunos.

5. Ele encontrou o povo e lhe expôs a visão (Ne 2.16-17)
Nós não temos informações de como Neemias aproximou-se do povo ou de quem foi a primeira pessoas que ele procurou. Nós sabemos que ele conversou com os judeus, com os sacerdotes, com os nobres, com os oficiais e com o povo que estaria nas frentes de todo o trabalho. Ele detalhou-lhes a visão que teve e as decorrências espirituais de seu projeto.

6. Ele os encorajou com projetos vitoriosos do passado (Ne 2.18)
Com uma tarefa tão assustadora como reconstruir os muros de Jerusalém, Neemias tinha de encorajar o povo. Assim, ele falou-lhes de "como a boa mão[de seu]Deus estivera [com ele] e também as palavras que o rei [lhe] falara"(2.18)

7. Ele recebeu apoio do povo (Ne 2.18)
Duas sentenças curtas registram o momento da decisão para iniciar a reconstrução dos muros: "Então, disseram: 'disponhamo-nos e edifiquemos. 'Então eles fortaleceram as mãos para a boa obra" (Ne 2.18). O povo comprou a idéia. Eles se entregaram, então, para a visão e liderança de Neemias.

8. Ele oraganizou o povo e motivou-o a trabalhar (Ne 3.1-32)
O povo não passou a trabalhar de modo acidental ou aleatoriamente. Neemias organizou-o em grupos por família e estabeleceu-lhe que trabalhasse conforme as prioridades que tinham sido estabelecidas, iniciando com os portões da cidade.

Neemias dedicou muito de seu trabalho no sentido de ver concretamente realizada sua visão. Sem sua grande liderança e planejamento cuidadoso, as muralhas talvez nunca tivessem sido reerguidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário