Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Culto de Honra 18/05/2011

O VALOR DE UM JOVEM DE DEUS

Graça e paz!
Jovem, você conhece o valor que tem? Se todos os jovens soubessem o valor que ele têm neste mundo, e como Deus confia neles para fazer sua obra, com certeza eles davam mais valor a Deus e a si mesmo. Porém, hoje quero falar de dois jovens que aprenderam o valor que eles tinham por servirem a Deus, estes dois jovens chamam-se Davi e José, jovens que fizeram a diferença em seu tempo e mudaram uma geração.

Um jovem de Deus precisa ter motivações.
Quais as motivações que têm norteado a sua vida? Motivações, às vezes, são desafios que precisamos encarar para deixarmos nossa vida com mais gosto. Veja o exemplo de Davi em 1Samuel 17.24-27 ele sabia que existia um desafio, que era matar Golias, mas o que o motivou a encarar este desafio foi a recompensa. Nós, muitas vezes, temos deixado de lado a recompensa, por isso perdemos as motivações. (Como exemplo, temos os trabalhadores sem salários: eles não trabalham sem receber tal recompensa).

Um jovem de Deus precisa ter discernimento.
O jovem precisa ter discernimento espiritual para identificar não só os problemas, mas também a solução. Davi percebeu que aquela luta não era uma luta da carne, mas uma luta espiritual. O problema, hoje, é que tocamos as bolas e queremos lutar as lutas espirituais com armas naturais, físicas, por isso perdemos as batalhas. Este é o papel do discernimento na vida de um jovem de Deus. (Um exemplo disso está quando um namoro ilícito passa a dar errado).

Um jovem de Deus precisa sonhar os sonhos de Deus.
Quantos sonhos Deus tem sonhado a teu respeito, você já pensou nisso? José foi um jovem sonhador, mas se você analisar a história você vai ver os sonhos que ele tinha não fazia parte dos seus próprios sonhos, e sim dos sonhos de Deus. No livro de Gênesis 37.4-10 você vai perceber que José contava os sonhos com a maior inocência, a bíblia diz que seus irmãos o odiavam ainda mais. Quando nós sonhamos os sonhos de Deus somos perseguidos, odiados, mal compreendidos, vendidos, enfim, quando sonhamos os sonhos de Deus vivemos dias de dificuldades, mas com certeza o final será sempre que seremos governadores.

Um jovem de Deus precisa de perseverança.
José foi um exemplo de perseverança, pois mesmo sendo vendido pelos seus irmãos, não desistiu de servir a Deus; sendo o melhor mordomo que Potifar que poderia ter, mesmo sendo caluniado, não deixou de ser o melhor prisioneiro que um carcereiro podia ter; mesmo sendo esquecido pelo amigo, ele não retribuaiu quando tinha poder para isso. Ele perseverou, não foi no seu sonho, mas no sonho de Deus e no seu chamado de realizar sonhos.

Jovens de Deus, vocês precisam entender o valor que vocês têm para Deus, pois o Senhor não chamou vocês para fazerem iguais aos do mundo, Deus chamou vocês para fazerem a diferença, como fez Davi que se tornou um "rei" que o povo amava e um homem segundo o coração de Deus; devemos ser como José que se tornou o melhor governante da história do Egito, sabem por quê? Porque foram jovens que aprenderam o valor que eles tinham em Deus.

Ministração com o Presbítero Daniel

Nenhum comentário:

Postar um comentário