Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 6

A LEI DA BASE SÓLIDA  (Jz 13.24 - 16.31)
"A base da liderança é a confiabilidade" - A confiança é o fundamento da liderança

a história de sucessos e falhas de um líder sustenta ou quebra a credibilidade dele. Isso se parece um pouco com a obtenção e o gasto de dinheiro de bolso. Cada vez que você toma uma boa decisão de liderança, coloca-se um pouco de dinheiro no bolso. Cada vez que você toma uma decisão falha, você tem que pagar um certo valor a alguém. Cada líder possui uma certa quantia de troco no seu bolso quando inicia numa nova posição de liderança. A partir daí, ou ele acrescenta ao seu bolso ou paga dele.
Para contruir confiança, o líder deve exemplificar três qualidades: competência, ligação e caráter. Pessoas perdoarão falhas eventuais baseadas na habilidade, especialmente se podem ver que você ainda está em fase de crescimento como líder. Mas elas não confiarão em alguém que erra no caráter. Nessa área, mesmo deslizes ocasionais são fatais. Nenhum líder pode quebrar a confiança do seu povo e esperar que continuará exercendo influência. A confiança torna a liderança possível.
Sansão dispunha de todos os meios para tornar-se um dos maiores líderes de Israel, mas acabou sendo um dos piores. Como pôde alguém que começou tão bem acabar tão mal?
Sansão aprendeu a dura verdade de que a confiança proporciona o fundamento de toda liderança genuína. Esse homem impetuoso, inconstante, dado a prazeres, melancólico, emocional e imprevisível fornece um bom exemplo de todo líder mau. Já que ninguém pôde confiar nele, ninguém seguiu a liderança dele.

Sinais de líderes com problemas
Líderes que escavam a base sólida de liderança confiável geralmente exibem um ou mais dos seguintes sinais. Líderes com problemas...
1. Deixam de tratar de fraquezas evidentes de caráter.
Sansão lutou com impureza sexual. pediu uma mulher pagã, dormiu com prostitutas, e, finalmente, Dalila o destruiu. Toda vez que o líder deixa de consertar suas falhas de caráter, elas se agravam.

2. Contam com decepção para se salvaguardarem.
Pessoas que flertam a desobediência muitas vezes enganam outras a fim de se protegerem. Sansão gostava de usar enigmas para defraudar outros. Ele não contava toda a verdade, o que, mais tarde, causou desconfiança e traição.

3. Agem impulsivamente.
Uma vez após outra, Sansão demonstrou sua impetuosidade. Escolheu precipitadamente a sua mulher. Fez apostas sem pensar. E, mais do que uma vez, o seu espírito impulsivo o levou a batalhas sangrentas. O líder que não consegue controlar o seu caráter põe em risco a si e a outros.

4. São vencidos por uma área de fraqueza.
No fim das contas, o pecado consome qualquer um que permite livre curso ao mesmo. Sansão encontrou sua parceiria na pessoa de Dalila. O enganador foi enganado; o sedutor foi seduzido. Perdeu um jogo perigoso, o que lhe custou tudo.

5. Usam mal os dons recebidos de Deus.
Sansão possuía enorme força e unção divina, mas considerou isso natural. Muitas vezes, Sansão explorou os dons recebidos de Deus, que se destinavam a libertar o seu povo, para vingança pessoal. Quando um líder usa mal os dons de Deus, seguem-se sérias e inevitáveis consequências.

Quando líderes perdem a sua capacidade de aprender
A vida egoísta e indisciplinada bem como a natureza arrogante de Sansão o incapacitaram a aprender. O que acontece quando líderes perdem a capacidade de aprender?
1. Eles confiam em sua própria força e entendimento.
Líderes incapazes de aprender perdem o contato com Deus e com o povo dele. Confiam na sua própria força e não procuram a orientação de Deus e de outros. Sansão usou, repetidamente, a força brutal e a violência para enfrentar as dificuldades. Quando envergonhado com sua festa de casamento, matou 30 homens. Quando os homens de Judá o entregaram à Filistia, ele matou a cacetadas mil homens. Quando flagrado com uma prostituta, arrancou os portões de Gaza. Sansão não aceitou o conselho dos seus pais, nunca aceitou conselho do seu povo e não se voltou a Deus para receber orientação. Pior ainda: Sansão nunca reconheceu Deus como fonte de sua força. Transformou-se de homem ungido em homem arrogante.

2. Não aprendem de sua próprias falhas.
A vida de uma pessoa sobe ou desce, dependendo se falha avançando ou retrocedendo. É erro se você não aprende disso. A vida de Sansão não revela registro de melhoria, senão somente uma espiral uma espiral de decadência. Para que líderes aprendam dos seus erros, eles devem ser:
* Suficientemente grandes para admitirem os seus erros. Sansão culpou todo mundo pelos problemas dele. Nunca admitiu o seu pecado nem se humilhou perante Deus.
* Suficientemente espertos para tirarem proveito dos mesmos. Uma coisa é saber que você está errado; outra coisa é descobrir por que você errou.
* Suficientemente fortes para se corrigirem. Se você não pode implementar mudanças necessárias, você não pode melhorar a si e a sua situação.

3. Reagem ao invés de liderarem.
Enquanto bons líderes são proativos, líderes incapazes de aprender quase que somente reagem. Quando Sansão viu a filha de Timna, imediatamente a pediu em casamento. Quando a sua esposa casou com o melhor amigo de Sansão, ele queimou os campos dos filisteus. Sansão reagiu a ponto de provocar a própria morte e deixou o seu povo gemendo sob a opressão dos filisteus.

4. São facilmente derrotados.
Pessoas incapazes de aprender sempre perdem. Mesmo um grande talento(como o de Sansão) pode levar uma pessoa a esse ponto. O caráter defeituoso, não consertado por causa do seu espírito incapaz de aprender, o conduziu à desagregação moral e a pecado incorrigível, e isso, à própria destruição.

Dá para imaginar o que poderia ter acontecido se Sansão tivesse se ligado humildemente a Deus ou buscado a orientação do seu povo, e se responsabilizado perante o mesmo?

fonte: Bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário