Traduza para o seu idioma

terça-feira, 31 de maio de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 5

A LEI DE E.F.HUTTON (1Sm 4.1)
"Quando aquele que é realmente líder fala, os outros ouvem." (O pastor ganha audiência através do serviço)

Você alguma vez se perguntou o que deu a Samuel tamanha credibilidade perante outros? Quando ele falava, o povo ouvia.
Poucas descrições oferecem maior esclarecimento do que essas dadas à liderança de Samuel em 1Sm 3.19-20: "Crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. Todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor."
O sucesso de Samuel começou quando era menino, tendo como menor Eli. Deus falou a Samuel durante a noite, e, então, o rapaz disse a Eli o qe Deus lhe revelara (1Sm 3.11-18). Apesar da dura mensagem dirigida a Eli, Samuel disse a verdade em amor. Esse encontro deu início a um firme padrão para Samuel.
Cedo, os israelitas procuraram Samuel para que lhes desse palavras de orientação para o seu futuro. Precisavam de ajuda para reconquistar arca da Aliança. Precisavam de uma estratégia contra os inimigos, os filisteus. Finalmente, procuraram a permissão de Samuel para coroar um rei, como outras nações vizinhas tinham.
A influência do profeta continuou crescendo. Cresceu de tal maneira que, quando o rei saul falhou na sua liderança, Samuel o removeu. Imagine: possuindo total autoridade para afastar inclusive um rei que ocupava o trono! Samuel viveu tempo suficiente para dar aos israelitas dois reis. Samuel exortou, afirmou, corrigiu, profetizou, lembrou e ensinou o povo. Quando morreu, todo o Israel se ajuntou para lamentar a morte dele (1Sm 25.1). De fato, esse foi um homem de impacto!

Imagens de liderança da vida de Samuel
1. Pastor
A palavra-chave descritiva aqui é relacionamento. A Bíblia descreve os líderes de Deus como pastores. O próprio Senhor é descrito como Pastor(Sl 23; Jo 10.11). Um pastor conhece, ama, protege e guia as suas ovelhas. Samuel se inspirou nessa imagem. Falou a partir do relacionamento. Identificou-se como povo e podia ser duro e gentil por causa do seu relacionamento. Pessoas lhe davam ouvidos por causa do relacionamento.
2. Mordomo
A palavra-chave aqui é responsabilidade. O mordomo age em favor do seu proprietário, supervisionando outros e administrando posses. Mordomos prestam contas ao proprietário. Jesus ensinou esse princípio em Lucas 12.42-48. Samuel viveu essa verdade ao confrontar reis e camponeses, quando chorou em face da desobediência de Israel e quando procurou orientação para a nação. Permaneceu fiel ao seu chamado, responsável a Deus e ao povo. Por isso, o povo lhe dava ouvidos.
3. Visionário
A palavra aqui é revelação. Líderes devem possuir uma visão e comunicar nova direção ao povo. Samuel, como outros profetas do Antigo Testamento, levou a palavra de Deus para responder a questões contemporâneas. Não permaneceu apenas juiz, mas também tornou-se profeta, falando habilmente como líder visionário. Pessoas o ouviam por causa da revelação.
4. Servo
A palavra-chave aqui é direitos. O líder biblicamente informado abre mão de seus direitos ao invés de disputá-los quando chega ao ápice. Líderes se sacrificam pelo bem do povo que lideram. Samuel exemplificou isso quando intercedeu em favor de Israel, quando ofereceu sacrifícios sobre o altar em favor do povo e quando chorou pelo bem-estar do mesmo. O que o motivava não era o poder, mas o serviço. Pessoas lhe davam ouvidos por causa do seu coração de servo.

Do serviço à liderança
Deus chama todo líder para ser servo, mas nem todo servo é chamado para ser líder. Como nos encaminhamos, então, à liderança?
Em hebraico, a palavra qua traduzimos por "líder"(nagiyd) vem da raiz que transmite a idéia de serviço e ser exemplo para outros. A palavra é traduzida de várias maneiras na Escrituras, tais como capitão, governante, príncipe, governador e nobre.

Líder x Rei
A palavra hebraica para "líder" estabelece um forte contraste com a palavra "rei". A palavra hebraica bastante neutra para "rei"(melech) dá a idéia de independência, ser dissidente. Samuel advertia contra isso quando os israelitas pediram um rei. Melechs podiam ser renegados, mas nagiyds eram pessoas sob autoridade, sujeitos a um poder superior e cumprindo as vontades do poder superior. Saul foi um melech, enquanto Samuel foi um nagiyd.
Para ser um capitão, governante, príncipe, governador ou nobre do povo de Deus, a pessoa deve primeiramente estar sob autoridade direta de Deus. Não podemos ir adiante sem primeiro compreender esse elemento. Mas o segundo elemento é de igual importância. O termo hebraico nagiyd também significa ficar firme, anunciar, manifestar, fruto natural de receber ordens de Deus. O líder deve permanecer firme e comunicar com convicção as ordens de Deus.
Primeiramente, o líder deve ser servo do Senhor; depois, exemplo; mais adiante, proclamador e comunicador para o povo. Nenhum fez isso melhor do que Samuel.

fonte: Bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário