Traduza para o seu idioma

terça-feira, 21 de junho de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 9

“A LEI DO MAGNETISMO  (2Rs 2.1-15)
"Você é quem você atrai para junto de si"

Líderes eficientes sempre estão de olho em pessoas boas. Cada um de nós leva consigo uma lista mental do tipo de pessoas que gostaria de ter em sua organização. Acredite ou não, a pessoa que você obtém não é determinada pelo que você quer, mas pelo que você é. Na maioria das situações, você atrai pessoas que possuem as mesmas qualidades que você possui.
É possível para o líder sair e recrutar pessoas diferentes dele, mas é muito importante reconhecer que pessoas diferentes não serão atraídas naturalmente a ele. A qualidade delas não depende de um processo de contratação, de um Departamento de Recursos Humanos ou mesmo do que você considera a qualidade de sua área de exigência para o candidato. Depende de você. Se você pensa que as pessoas que atrai poderiam ser melhores, então é hora de você mesmo se aperfeiçoar.
O que habilitou Elias a atrair para junto de si pessoas de pensamento semelhante? A resposta se encontra na lei do magnetismo. Você atrai pessoas pelo que você é.

1. Cada líder possui certa medida de magnetismo.
Todos os líderes atraem outros. Líderes altamente carismáticos, muitas vezes, atraem grande número de seguidores, mas até mesmo os líderes mais modestos os obtêm. Se isso não acontecesse, não seriam líderes, seriam?

2. O magnetismo do líder pode causar impacto em outros intelectualmente, emocionalmente ou volitivamente.
Nem todos os líderes afetam pessoas da mesma maneira nem usam os mesmos meios de influência. Os maiores líderes proporcionam ligação em vários níveis: com a mente dos seguidores, com o coração e com a vontade deles. O magnetismo de Elias afetou outros em cada nível. Quando derrotou os falsos profetas de Baal, ele ligou-se, primeiramente, com pessoas invocando fogo do céu, fazendo com que até mesmo céticos convictos vissem a realidade de Deus. Mas apenas isso não foi suficiente. Para dar maior impacto emocional à sua mensagem, Elias molhou o seu sacrifício com grande quantidade de água. Quando o fogo de Deus consumiu o sacrifício, a água e tudo mais, as pessoas declararam: "O Senhor é Deus!" (1Reis 18.39). O profeta ainda se ligou no nível da vontade quando clamou: "Lançai mão dos profetas de Baal" (1 Reis 18.40), e as pessoas obedeceram.

3. Magnetismo não é bom nem ruim em si; depende do que o líder faz com o mesmo.
Líderes carismáticos se apresentam em toda espécie de modelos e formas. Há Adolfos Hitlers e Mdres Teresas, Acabes e Elias. Magnetismo é semelhante a dinheiro: é instrumento útil, não é bom nem ruim em si. Elias usou sua habilidade de atrair pessoas de pensamento semelhante a fim de cumprir a sua missão e ampliar sua influência.

4. Líderes seguros atraem seguidores similares e complementares.
Todos os líderes tendem a atrair pessoas semelhantes a eles em termos de valores, idade, atitude, etc. A liderança de Elias atraiu pessoas que amavam a Deus e com o dom da profecia. Ms líderes seguros, aqueles que reconhecem e também aceitam as suas fraquezas bem como as suas virtudes, também atraem pessoas co  habilidades complementares.

5. O magnetismo do líder nunca permanece estático.
O líder pode cultivar, moldar e amadurecer o seu magnetismo. Antes de Elias atrair multidões, ele agiu no anonimato, ajudando uma viúva e o filho dela. Deus lhe providenciou tempo para cultivar uma visão para a sua vida, para tornar claro o seu propósito e lhe dar confiança. Todas essas coisas aumentaram o seu nível de magnetismo.

É mais do que simples química
Atração mútua é mais do que química. Pelo menos quatro elementos cooperam na geração de atração mútua:

1. Visão mútua
Seguidores não se associam naturalmente com um líder cuja visão não respeitam. Tanto Elias quanto Eliseu possuíam a visão de servir a Deus por amor a Israel. Quando Eliseu teve oportunidade de compartilhar da obra de Elias, ele deixou de lado a sua antiga ocupação de lavrador e adotou a visão de liderança de Elias.

2. Expectativas mútuas
Expectativas mútuas se desenvolvem naturalmente a partir de visão mútua. Tanto Elias quanto Eliseu esperavam realizar grandes coisas para Deus. Eliseu esperava e recebeu porção dobrada da unção de Elias.

3. Contribuição mútua
Pessoas seguem líderes porque acreditam que esses líderes podem levá-los até ao ponto aonde desejam chegar. Líderes alistam seguidores porque acreditam que estes podem ajudá-los a alcançar a sua visão. Cada um dá a sua contribuição para cumprir as expectativas do outro. Elias guiou e assistiu Eliseu, dando-lhe a oportunidade de aprender como ser um líder temente a Deus. Eliseu precisou humilhar-se, seguir o profeta mais velho e aprender. Esse arranjo tornou ambos líderes melhores.

4. Comprometimento mútuo
Sem um consistente comprometimento mútuo, líderes e seguidores não podem alcançar os seus objetivos mútuos. Quando Elias se aproximou do fim de sua liderança, Eliseu renovou o seu comprometimento com o seu mentor. Três vezes quando Elias quis deixar o seu aprendiz, Eliseu respondeu: "Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei" (2Rs 2.2,4,6). O comprometimento de Elias com Eliseu também havia se fortalecido, culminando na oferta de fazer todo o possível ao seu servo, inclusive abençoá-lo com porção dobrada do seu espírito.

Você gosta do que você vê?
O que você tem a oferecer a seguidores? A atração é mútua?
Você descobrirá uma porção de coisas a seu respeito olhando para as pessoas que a sua liderança atraiu. O que você observa pode agradá-lo, mas, se você não está obtendo o tipo ou o número de seguidores que gostaria, há uma boa notícia. Não precisa ficar onde está. pode crescer e mudar nessa área de sua liderança.

fonte: Bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário