Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 21 de julho de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte12

A LEI DA DELEGAÇÃO DE PODER (At 9.27)
"Somente líderes seguros delegam poder a outros"

Somente pessoas capacitadas podem alcançar seu potencial. Quando um líder não pode ou não quer capacitar outras pessoas, ele cria barreiras dentro da organização que as pessoas não conseguem superar. Se as barreiras permanecem por muito tempo, as pessoas desistem ou mudam para outros lugares onde poderão maximizar seu potencial.
Se você desejar ser um líder de sucesso, você deve se tornar um capacitador. Teodore Roosevelt afirmou que "o melhor executivo é aquele que tem a sensibilidade suficiente para escolher bons homens, para que eles façam coisas que ele deseja que aconteçam e que têm suficiente auto-resignação para guardar-se de não interferirem enquanto eles estão fazendo o que lhes foi solicitado."
A verdade é que o único caminho para que você possa se fazer indispensável é você se fazer dispensável. Em outras palavras, se você tem a capacidade de sempre delegar poder e capacitar outras pessoas e ajudá-las a desenvolverem seu potencial de maneira que se tornem capazes de realizar sua tarefa, você se tornará tão valioso para a organização, que você se tornará indispensável.

Será que eu posso pegar uma carona?
Definitivamente, Barnabé foi um líder que sabia como animar as pessoas. Isso é visto quando ele não deixa passar nenhuma oportunidade de acrescentar coisas boas para os outros. E sua grande e simples contribuição no que diz respeito à delegação de poder pode ser vista em sua interação com Paulo.

1. Ele acreditou em Paulo antes de qualquer outra pessoa.
É muito fácil dar uma opinião a favor de um assunto ou pessoa controvertida diante de líderes que dão apoio a pessoa. Outra coisa é você levantar-se e falar diante de outros que não o fazem. Mas foi isso o que Barnabé fez. Ele não esperou que os outros apóstolos apoiassem Paulo para poder acreditar nele. Na verdade, ele acreditou em Paulo, enquanto Pedro e os outros tinham medo dele.
Para ser um líder capaz de encorajar outros, você precisa estar disposto a dar oportunidades às pessoas. Você deve ser capaz de perceber o potencial que há nelas e encorajá-las a acreditar em si mesmas. Isso pode ser arriscado, porque elas podem não corresponder. Mas, se elas corresponderem, o retorno pode ser imenso. Você pode tornar-se o responsável por inspirar um líder a pôr em prática coisas que ele nuncas tinha pensado que fosse possível. E os líderes nunca esquecem a primeira pessoa que acredita neles.

2. Ele defendeu a liderança de Paulo diante dos outros.
As Escrituras dizem que Barnabé tomou a Paulo e levou até aos apóstolos. E ele lhes declarou a respeito de como tinha visto o Senhor no caminho e aquilo que ele tinha falado e de como ele tinha pessoalmente pregado a respeito de Cristo em Damasco (At 9.27). Você pode imaginar como essas coisas teriam acontecido em Jerusalém naqueles dias? Certa vez, quando Paulo chegou à cidade, uma palavra chegou aos apóstolos de que ele estava dizendo que era um pregador de Jesus Cristo. Eles devem ter pensado que se tratava de um truque. Tratava-se da mesma pessoa que tinha estado diante de Estêvão, primeiro mártir, e aprovado seu apedrejamento.
Barnabé deve ter aparecido com Paulo a uma das reuniões dos apóstolos na cidade. Um silêncio desconfortável, sem dúvida, deve ter caído sobre as pessoas que estavam reunidas quando elas souberam da identidade daquele que acompanhava Barnabé. Então, Barnabé passou a contar a história de Paulo. Paulo não precisou dizer uma única palavra. Todos os cristãos conheciam Barnabé. Eles sabiam de sua reputação e integridade. Foi isso que Barnabé fez. As Escrituras dizem: "Estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo" (Atos 9.28). A Igreja tinha aceitado Paulo.

3. Ele delegou poder a Paulo para alcançar seu potencial.
A ligação entre Barnabé e Paulo não terminou em Jerusalém. Depois que o endosso de Barnabé possibilitou que Paulo se movimentasse livremente em Jerusalém, ensinando as pessoas e debatendo as verdades das escrituras, não demorou muito para que Paulo se tornasse um inimigo dos que não criam no Evangelho. Os apóstolos, então, sabiamente, enviaram Paulo de volta a Tarso, para sua segurança pessoal.
Mais tarde, no entanto, quando Barnabé foi designado para dar assistência às igrejas da Antioquia, ele encontrou Paulo e o levou em sua companhia. Essa ação delegou a paulo o poder de ter seu primeiro serviço como líder. Isso também conduziu à parceria de Paulo e Barnabé como missionários, o papel para o qual Deus estava destinando Paulo.
Para ser um líder capacitado, você precisa mais do que acreditar em líderes que estão surgindo. Você precisa dar passos adiante para ajudá-los a se tornarem líderes de acordo com o potencial que eles têm para desenvolver. Você precisa investir neles se você os quiser tornar capazes para darem o seu melhor.

Capacitar pessoas requer um investimento pessoal. isso requer tempo e energia, mas vale a pena. Se você o fizer bem feito, terá o privilégio de ver alguém subir para o nível mais elevado. E, como um bônus adicional, ao delegar poder e capacitar outros, você estará aumentado o poder de sua organização.

fonte: Bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário