Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte11

A LEI DO CÍRCULO ÍNTIMO (1Cr 11.10 - 12.40)
"O potencial do líder é determinado pelas pessoas que lhe são mais próximas"

Não há líderes semelhantes a vigias solitários. Se você está sozinho, não está liderando ninguém.
Pense em algum líder muito eficiente e você descobrirá que há pessoas em volta dele, estabelecendo um forte círculo íntimo.
Contrate os melhores auxiliares que possa encontrar, desenvolva-os o quanto puder e entregue-lhes tudo o que for possível. Quando voc?ê possui auxiliares adequados, o potencial sobe como foguete.
Você vê: o potencial de todo líder é determinado pelas pessoas que lhe são mais próximas. Se essas pessoas são fortes, então o líder pode causar enorme impacto. Se são fracas, isso não acontecerá.
Examine a maneira como Davi reuniu as pessoas-chave que o engrandeceram:

1. Começou pela construção de um forte círculo íntimo antes de necessitar do mesmo.
Davi começou construindo a sua equipe muito antes de ser coroado rei. O livro de 1 Crônicas enfatiza como muitos guerreiros que se aliaram a Davi foram lídres (1Cr 12.14). Davi não atraiu simplesmente qualquer um; atraiu líderes fortes.

2. Atraiu pessoas com dons diversificados.
Davi atraiu homens de habilidades diversas. Fala-se a respeito de guerreiros experimentados dotados de uma variedade de habilidades, arqueiros que atiravam com ambas as mãos, arremessadores de pedras e lanceiros, muitos valentes de valor e centenas de capitães. Com a ajuda desses homens, Davi sentiu-se pronto para tudo.

3. Gerou lealdade.
Os seguidores de Davi demonstraram lealdade impressionante a ele durante a sua vida. No período inicial, três desses homens arriscaram a vida para conseguirem água para o rei de uma fonte favorita em Belém. Décadas mais tarde, os homens que lhe eram mais próximos permaneceram com ele mesmo quando parecia que Absalão iria acabar com o pai (2Sm 15.21). Esses homens mais próximos de Davi sempre pareciam prontos em dispor de sua vida em favor do rei.

4. Delegou responsabilidade baseada em habilidade.
Davi entregou constantemente autoridade a outros. Designou Joabe como comandante do exército e sentiu-se igualmente seguro em dar a outros autoridade civil (1Cr 18.14-17). Logicamente, delegar autoridade sempre envolve risco; lembre-se da decisão unilateral de Joabe de matar Abner (2Sm 3.22-30). Porém grandes líderes arriscam delegação a fim de alcançarem o nível mais elevado de liderança.

Qualidades de círculo íntimo
As seguintes qualidades expressam o significado do círculo íntimo. Observe esses traços nas pessoas que mais dependem de você:

Influência: tudo começa com influência. Se pretende ampliar o seu alcance, deve atrair e liderar outros líderes. Mais de mil e duzentos líderes são mencionados na lista de guerreiros que foram a Davi (1Cr 12.23-37).

Trabalho em equipe: quem as pessoas conhecem é tão importante como o que conhecem. Quando Davi se escondeu de Saul, conseguiu escapar graças à ajuda das pessoas que cuidavam dele.

Nutrição: pessoas que se interessam por outras também cuidam delas. O seu círculo íntimo deve apoiá-lo. Certamente, Jônatas é o melhor exemplo de pessoa que nutriu Davi. Amava Davi incondicionalmente, encorajou-o e protegeu a vida dele.

Fortalecimento: Os membros do seu círculo íntimo devem capacitar você a alcançar mais do que alcançaria sozinho. Os homens valentes de Davi o fortaleceram para realizar coisas incríveis.

Disponibilização de recursos: membros do círculo íntimo sempre devem adicionar valor. Quando Davi desejava conquistar Jerusalém, ofereceu a chefia do seu exército aos homens que conduziam a tarefa (2Sm 5.6-10), e Joabe conquistou o controle das forças armadas.

Caráter: o caráter de um membro do círculo íntimo pesa mais do que qualquer outra qualidade. Pessoas de caráter fraco no círculo íntimo de Davi lhe custaram muito caro. Mas pessoas de caráter forte, muitas vezes, o ajudaram a levantar em meio a problemas.

Intuição: cada pessoa é naturalmente intuitiva em sua área de dotação, mas isso não significa que cada uma usa a sua intuição. Quando você procura membros para o seu círculo íntimo, apóie-se naqueles que aprenderam a confiar nos seus instintos.

Responsabilidade: as pessoas que lhe são mais próximas nunca devem deixá-lo na mão. Se você pede que elas carreguem o piano, elas devem cumprir a tarefa. Os companheiros de Davi fizeram da causa dele a sua causa.

Competência: você não consegue fazer coisa nenhuma se as pessoas que trabalham para você não conseguem relizar a tarefa que lhes compete. Você não necessita exclusivamente de pessoas de extrema competência, mas todas as pessoas de seu círculo íntimo devem ter excelência no desempenho. As habilidades das pessoas de Davi o ajudaram a tornar-se grande.

Lealdade: somente lealdade não torna ninguém candidato ao círculo íntimo, mas falta de lealdade desqualifica definitivamente. as pessoas de Davi persistiram com ele até à morte. Não fique com ninguém perto de você em quem não pode confiar.

Energia: energia cobre multidão de erros, pois ela ajuda a pessoa a voltar atrás cada vez que comete uma falha. Não fossem persistentes, Davi e os seus homens nunca teriam sobrevivido no deserto, nem teriam dado segurança à nação em face dos inimigos.

Olhe em volta!
Quando Deus quer que o líder faça alguma coisa de valor, ele provê o líder com pessoas que cooperam na realização da tarefa. Isso se aplicou a Davi e se comprovará verdadeiro para você. Tudo o que você precisa é olhar em volta.

fonte: bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário