Traduza para o seu idioma

domingo, 18 de dezembro de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte15


A LEI DA VITÓRIA
“Líderes encontram uma maneira de a equipe vencer” (2Crônicas 34.3 – 35.19)

Você, alguma vez, pensou sobre o que distingue líderes vitoriosos de líderes que sofrem derrota? O que se exige para ser um vencedor? Líderes vitoriosos compartilham a inabilidade de aceitar derrota. A alternativa para vencer lhes parece totalmente inaceitável. Assim, procuram descobrir o que deve ser feito para alcançarem vitória e, então, correm atrás com tudo quanto encontram ao seu dispor.
Líderes que praticam a lei da vitória acreditam que tudo é inaceitável, menos o sucesso. Eles não têm um plano B. isso os mantém lutando.
Vencer é uma tarefa interna. A equipe que alcança vitória é aquela que vence, primeiramente, as suas lutas internas. O primeiro adversário a enfrentar e vencer são as lutas internas do líder.

Alcançando vitória pessoal
Como o líder busca vitória sobre si mesmo? Reflita como Josias conquistou a si:
1.      Permaneceu aberto e educável.
Líderes que mantêm boa vontade para aprender e estão abertos à mudança se colocam numa posição para vencerem. Josias demonstrou esse tipo de abertura e educabilidade. Aos 16 anos de idade, ao invés de tentar convencer todos de que ele sabia tudo, humilhou-se. Deixou de lado os caminhos de pai arrogante e buscou a Deus.
2.      Removeu obstáculos do passado que carregava consigo
Todos os líderes carregam consigo bagagens. De uma ou outra maneira, o líder tem de vencer batalhas que envolvem problemas do passado. Para Josias, uma grande batalha envolveu a adoração de ídolos, um problema que se arrastou desde o tempo do rei Salomão. Ele limpou corajosamente o país de ídolos. Quando você busca vitória em sua organização, deve enfrentar e vencer problemas do passado. Estes podem ser tradições infectadas, pessoas incompetentes que devem ser despedidas, erros no juízo ou pecados dos quais não houve arrependimento. Seja o que for, você deve reunir coragem para enfrentar e resolver esses problemas.
3.      Deu-se conta do que precisava dar e o deu.
A vitória sempre envolve um custo pessoal. Para Josias, isso significava restaurar o templo e reintroduzir a Páscoa. Ele próprio deu das suas posses trinta mil cordeiros e cabritos e três mil bois para serem sacrificados (2 Crônicas 35.7,18)
4.      Reconheceu a chave para a vitória
Todo líder deve encontrar a chave para a vitória. Para Josias, a chave era o arrependimento. Depois que o Livro da Lei tinha sido descoberto e foi lido, ele arrependeu-se verdadeiramente dos seus próprios pecados e dos pecados do seu povo. Então, motivou os seus compatriotas para que seguissem a liderança dele. Cada situação de liderança contém uma chave par a vitória. Se você é o líder, deve encontrar essa chave e acioná-la.
5.      Reteve comprometimento pessoal para ser bem sucedido
As pessoas nunca se tornam mais comprometidas do que seu líder. O comprometimento pessoal de Josias inspirou o povo a ser fiel apesar dos seus maus desejos e da sua história (2 Crônicas 34.31). Se membros de uma organização descobrem que possuem um comprometimento maior do que os seus líderes, encontrarão outra organização com outro líder.
Ajudando outros a romperem em direção à vitória
Se você está empenhado nas lutas internas necessárias, está se colocando no melhor lugar para liderar a sua equipe rumo à vitória. Mas isso pode não ser suficiente. Para que a sua organização atinja o nível seguinte, o seu povo precisa dos seus próprios rompimentos. Aqui se encontra uma boa maneira de ajudá-los a alcançarem os seus próprios triunfos:
1.      Compreenda a oportunidade de romper.
Há três oportunidades principais para liderarem pessoas com vista ao rompimento. Pessoas estão maduras para uma mudança quando:

·         Sofrem o bastante para que necessitem romper;
·         Aprendem o bastante para que queiram romper;
·         Recebem o bastante para que sejam capazes de romper.

Providencie para as pessoas oportunidades de aprendizagem, dê-lhes recursos e encorajamento e preste atenção para ver onde elas se encontram mental, espiritual e emocionalmente. Então, quando estão prontas, dê um leve empurrão  para ajudá-las a passarem por sobre a elevação.

2.      Ore por rompimento.
A melhor coisa que você pode fazer pelas pessoas é orar por elas. O eminente evangelista John Wesley observou: “Deus nada faz senão responder orações.” Peça a Deus por rompimento. Então, peça que Deus lhe ajude a realizar a sua parte, revelar às pessoas a parte delas e a cumprir a parte dele.

3.      Torne-se uma pessoa que rompe.
Se você mostra o que significa ser uma pessoa que rompe, as pessoas irão valorizar rompimentos. A maioria das pessoas que rompem expressa as seguintes qualidades:
·         Vulnerabilidade: elas se dão conta de que não são perfeitas, que não conseguem fazer tudo e que necessitam de Deus para fazerem a diferença.
·         Humildade: elas não se projetam para provarem tudo e não se importam com quem recebe o crédito. São felizes em compartilharem os holofotes com outros.
·         Transparência: elas vivem a sua vida como livros abertos. Admitem onde falham, bem como onde Deus age na vida delas.

4.      Encontre líderes que rompem.
Reunir líderes fortes que aderem a rompimentos pode fazer a diferença em sua organização. É semelhante a uma equipe de catalisadores que rompem atuando ao seu lado.
Se você deseja uma equipe vencedora, deve ter atletas vencedores. A melhor maneira para fazer isso é criar rompimentos. Se você tornar-se uma pessoa rompedora que lidera uma equipe de líderes rompedores que supervisionam uma organização repleta de pessoas rompedoras, então a vitória se torna quase que inevitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário