Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 17


A LEI DAS PRIORIDADES


Líderes compreendem que atividade não significa cumprimento (At 6.1-7)

Líderes nunca alcançarão o lugar que eles não elegem como prioridade. Os bons líderes elegem prioridades, não importa se estão conduzindo um pequeno grupo, pastoreando uma igreja, empreendendo um pequeno negócio ou mesmo um negócio de bilhões de dólares.
As coisas que trazem as maiores recompensas fazem brilhar o fervor na vida de um líder. Nada traz mais energia a uma pessoa do que a paixão. Tim Redmond admitiu: "Há muitas coisas que podem prender meus olhos, mas muito poucas são capazes de prender meu coração."
Tome algum tempo para repensar as prioridades de sua liderança. Você está se fazendo presente por todos os lugares? Ou você está focado em poucas coisas que podem lhe trazer grandes recompensas? O maior sucesso só virá quando você focar as pessoas no que realmente vale a pena.

Aguçando seu foco para alargar sua visão

Talvez você seja parecido com Pedro: ele começou cheio de paixão, mas com falta de direção. A boa notícia é que você já tem a metade da equação. A má notícia é que, se você não sabe para onde está indo, você pode acabar ficando nomeio do caminho ou ainda pior: você pode ficar anos trilhando uma direção equivocada.
Quando você sabe para onde vai, as suas prioridades se tornam claras, e suas ações passam a fazer sentido. A equação vai se parecer com isso:

Uma grande paixão + visão clara = ação focada

Quando os judeus da Grécia foram levar-lhe suas queixas, Pedro reconheceu que ele poderia expandir sua missão se ele resolvesse o problema deles. Mas ele também reconheceu que havia sido chamado para focar as necessidades mais profundas das pessoas: ouvir a verdade da Palavra de Deus. Ao invés de tentar fazer isso tudo sozinho, ele delego, a tarefa de solucionar as queixas para sete pessoas competentes para fazê-lo. Como resultado, a Igreja, pode cuidar dos dois problemas.
Ao examinar a situação de Pedro, nós aprendemos bastantes coisas sobre manter-se focado nas prioridades porque não se perdeu de vista o grande quadro da visão. Pedro demonstrou que, quando surge uma necessidade os líderes focados...

1.    Avaliam o valor da necessidade

Líderes fortes, rapidamente, percebem quando o curso de uma ação precisa ser adotado e, prontamente, considerar como deixar o trabalho resolvido. Pedro sabia que a igreja poderia perder a oportunidade se ela não atendesse necessidades apontadas pelos judeus gregos. Mais do que tentar resolver o problema por si mesmo (como muitos líderes fazem), ele imaginou outro meio de fazê-lo.
Como você reage quando seu povo lhe traz uma necessidade legítima? Você para de fazer o que você está fazendo e, imediatamente, tenta atender seu pedido? Você movimenta sua cabeça como quem está interessado, depois a põe para o outro lado como quem quer esquecer-se disso? Ou, como Pedro, você para, olha para sua grande missão e determina-se a agir de acordo com suas prioridades?

2.    Procure uma oportunidade de liderança

Mesmo quando uma necessidade real não se enquadre em suas prioridades, isso pode lhe ser uma grande oportunidade para alguém de seu grupo. Pedro, rapidamente, percebeu que ele e os outros discípulos tinham necessidade de continuarem pregando ao invés de ficarem distribuindo alimentos. Mas ele também reconheceu nisso uma oportunidade de desenvolver alguns líderes que estavam surgindo.
As pessoas estão na lista de suas grandes prioridades? Antes de você colocar algo sob sua responsabilidade, verifique se ela se compatibiliza com as responsabilidades de uma ou mais pessoas que estão com você. Os líderes mais eficientes põem seu foco em algumas poucas coisas. Eles acreditam que outras pessoas serão capazes de fazer o restante.

3.     Delegue a tarefa para pessoas competentes.

Líderes se valem da delegação do poder como uma ferramenta básica. Usando-a de modo certo, ela pode levar sua eficiência a um padrão completamente novo. Pedro e os discípulos escolheram uma equipe de sete pessoas cuidadosamente, a quem eles consideravam ser maduras e capazes de suportar a tarefa.
Será sempre sua a responsabilidade de delegar poder às pessoas certas. Não há nada mais constrangedor do que ter de rever uma tarefa, porque ela foi designada para uma pessoa incompetente. Isso diminui sua eficiência e pode manchar sua credibilidade. Por isso, antes de delegar uma tarefa, esteja certo das qualidades e habilidades das pessoas de sua equipe.

4.      Comissione e confirme as pessoas a quem delegou poder publicamente.

Pedro e os discípulos colocaram sua equipe de trabalhopara que fossem bem sucedidos. Eles não apenas estavamcertos de que seriam capazes de dar conta da tarefa comotambém os apresentaram aos outros como líderes dignos.Ao o fazerem assim, eles deram a esses sete homensconfiança e crédito.
Para você o mais importante é fazer coisas ou fazer coisascorretamente? Muitos líderes apenas delegam certastarefas para poderem constar em sua lista de projetosfeitos que a tarefa foi executada. Eles usam a delegação detarefas para distraírem a atenção e não para alcançaremeficiência. Contudo, os grandes líderes compreendemque sua eficiência depende do sucesso de seus delegados.Por isso, faz parte de suas prioridades ajudá-losa vencer.

Tal qual todo líder eficiente, Pedro compreendeu a diferençaentre ativismo e realização. Primeiro, ele percebeu uma necessidadepor meio da maior de todas as lentes, sua missão. Em seguida, focou a atenção ao que deveria ser feito, tantopor ele mesmo, como por meio de outros. Como resultado, as Escrituras relatam que o número de cristãos cresciasem parar sob sua liderança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário