Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 18


 A LEI DO CRESCIMENTO EXPLOSIVO

Para crescer somando, lidere seguidores;para crescer multiplicando, lidere líderes (2Tm2.1)

Líderes que preparam seguidores fazem sua organização crescer com apenas uma única pessoa de cada vez. Líderesque preparam líderes multiplicam o crescimento de seus seguidores, porque os líderes que eles estão treinandotambém trazem consigo todos os seguidores que estão com aquele líder. Acrescente dez novos seguidores à suaorganização e você terá o poder de dez novas pessoas. Acrescente dez novos líderes à sua organização e você terá o poder de dez líderes vezes todas as pessoas e líderes de sua influência. Essa é a diferença entre adição e multiplicação.E como fazer crescer sua organização por equipes, ao invés de indivíduos.
Paulo era um mestre em crescimento explosivo. Ele se dedicava pessoalmente a pessoas e atividades que modificariam o mundo. Sua estratégia permanece tão efetiva hoje como o foi há dois mil anos. Para conseguir um crescimento explosivo...

1.    Conseguir a adesão de pessoas e prepará-las.

Em todo lugar por onde Paulo passava, ele reunia pessoas e lhes ensinava. Paulo entrava em uma cidade e ensinava e ensinava, por dias, semanas, meses e, às vezes, anos. Sem se preocupar com o lugar onde estava, ele continuamente preparava tantas pessoas quantas fossem possíveis.

2.    Encontrar e tornar-se mentor de líderes emergentes.

Paulo orientava muitos líderes pelos quais tinha grande consideração. Alguns deles, como Silas, juntou-se a ele já possuindo influência e desembaraço em liderança (At 15.22). Outros eram naturais das cidades onde viviam, como Timóteo (ITm 1.2). Porém, apesar de suas origens, Paulo os levou consigo enquanto trabalha, pregava, ensinava e liderava, Depois, ele os mandou de volta para seus lugares, dando-lhes responsabilidade autoridade.

3.    Criar novas organizações.

Paulo não tinha os líderes que treinava como seu tesouro. Ele fazia novos líderes se levantarem para multiplica e aumentar a extensão de sua influência. E ele fez isso com uma estratégia: Paulo fundava novas igrejas.onde quer que passava, ele deixava ali uma igreja com líderes que tomavam conta de seu ministério.

4.    Engajar-se no desenvolvimento de líderes que está em andamento.

Paulo visitou os líderes nas suas igrejas e lhes dava assessoramento, os encorajava e dava orientação. A segunda viagem missionária de Paulo começou com a seguinte sugestão: "Voltemos, agora, para visitar os irmãos por todas as cidades nas quais anunciamos a palavra do Senhor, para ver como passam" (At 15.36).

Você pode pôr em prática um grande empreendimento apenas por meio do crescimento explosivo. Qualquer coisa menos deixará você muito próximo de seus sonhos. Mas, para tornar-se um líder de crescimento explosivo, exige-se que se mude muito mais do que a maneira de agir. Requer-se que se mude a forma de pensar.

Líderes que juntam seguidores X Líderes que treinam líderes

Observe as sete maiores diferenças entre líderes que apenas juntam seguidores e os líderes que preparam outros líderes:

1.     Líderes que juntam seguidores são Indispensáveis, enquanto lideres que preparam lideres terão quem os suceda.

Muitas das pessoas que desejam ser líderes e desejam ter seguidores alimentam seu ego. Elas se sentem indispensáveis. Ao contrário, líderes que preparam líderes tornam-se a si mesmos dispensáveis. Eles querem mais do que seguidores; eles querem um legado.

2.     Líderes que juntam seguidores põem em foco a fraqueza das pessoas, enquanto líderes que preparam líderes salientamsuas fortalezas.

Líderes ineficientes valorizam as fraquezas de seus seguidores, algumas vezes por não compreenderem como é que se desenvolve e se encoraja para o trabalho; outras vezes, por insegurança, mantêm seus seguidores despreparados. Contudo, líderes fortes põem em destaque as virtudes das pessoas, pois eles sabem que esse é o segredo para que elas possam crescer.

3.     Líderes que juntam seguidores valorizam os vinte por cento baixos, enquanto líderes que preparam líderes valorizam osvinte por cento altos.

Líderes que promovem crescimento explosivo investem naquilo que seus líderes têm de melhor. Eles também investem preferencialmente nos líderes mais promissores. Em contrapartida, líderes que juntam seguidores prestam mais atenção nas pessoas com maiores dificuldades ou no que elas têm de mais inexpressivo, prestam atenção naquelas pessoas que apenas recebem e não conseguem acrescentar nada à sua liderança.

4.     Lideres que juntam seguidores tratam a todos igualmente, enquanto líderes que preparam líderes tratam a todos deacordo com suas particularidades.

Quando Paulo dava início a uma viagem missionária, ele procurava não levar qualquer pessoa consigo. Também nãodava a todos a oportunidade de supervisionarem as igrejas que ele tinha fundado. Ele tratava a todasas pessoas queele encontrava de acordo com os seus dons, seu chamado e seu desejo de crescer.

5.    Líderes que juntam seguidores gastam seu tempo, enquanto líderes que preparam líderes investem seu tempo.

Em todolugar que Paulo ia, ele levava pessoas consigo. Ele consideravaque o tempo que dedicava a elas erauminvestimento. E, quando percebia que não teria o retorno desejado, como no caso de João Marcos ( A t 13.13), elese tornavarelutanteem continuar investindo nessa pessoa ( A t 15.37-40). Pense que o seu trabalho com líderesemergentes é uma oportunidadede investimento.

6.     Líderes que juntam seguidores exigem um comprometimento pequeno, ao passo que líderes que preparam líderesexigem grande comprometimento.

Seguir um líder exige comprometimento, mas nada parecido com o que se exige de alguém que é chamado paraliderar outros. Todavez que você convidar alguém para que se disponha a liderar outras pessoas, não lhe diga que aresponsabilidade é suave. Deixe-osaber quais sãoas coisas para as quais você lhe est á pedindo comprometimento.Informe-o dos sacrifícios e de todotrabalhoque virão juntos com a liderança.

7.     Líderes que juntam seguidores modificam a sua geração, enquanto que líderes que preparam líderes transformamgerações futuras.

Pessoas que juntam seguidores conseguem apenas influenciar aquelas pessoas que estão diretamente debaixo desua instrução. Pessoas que preparam outros líderes, porém, conseguem ampliar muito o seu alcance.

Alguém que consegue reunir seguidores à suavolta é um bom líder, mas um grande líder é quem consegue liderar outroslíderes; e este é o único tipode líder que pode levar uma organização ao topo e promover um crescimento explosivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário