Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

COMUNHÃO: O EQUILÍBRIO DO POVO DE DEUS (1 João 1)

OBS: Para que haja entendimento é necessário que a leitura do presente estudo seja feita paralelamente à leitura da Bíblia em 1 João, capítulo 1; e antes de ler tal estudo, seja feita uma prévia leitura do capítulo!

"O que era desde o princípio..." Ou seja, imutável!
"O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam..." Ou seja, o que para nós são evidências concretas; não, apenas, daquilo que os outros dizem, mas daquilo que vivi.


  • Sim, mas o que vem a ser essa coisa IMUTÁVEL e de que temos evidência? 

Resposta: A PALAVRA DA VIDA.

A vida se manifestou; esta vida estava com o Pai e nos foi manifestada; ou seja, o Pai nos deu o direito de receber: A VIDA ETERNA.


  • O objetivo, ou melhor, o bom de pregar o evangelho é para que tenhamos comunhão uns com os outros, ou seja, a fim de aqueles que não têm conhecimento da Verdade da Salvação venham ter comunhão conosco (os que a temos). E essa comunhão tem, por fim, nossa completa alegria.


Estabelecendo comunhão através da Pregação da Palavra:

Primeiro, através do conhecimento sobre a vida eterna; segundo, através das evidências que temos dessa vida eterna; terceiro, quando pregamos devido a necessidade de comunhão; de cujo objetivo final é para que nossa (Cristãos) alegria seja completa. Essa comunhão é feita não somente entre pregador-ouvinte, mas entre o pregador, o ouvinte, o Pai e o Filho. Não esqueça! Quem promove a comunhão, desde o conhecimento sobre a vida eterna até a pregação do Evangelho, é o Espírito Santo.


  • E qual é o conhecimento sobre essa vida eterna?

Resposta: Que Deus é luz e nele não há treva alguma.


"Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade."

Andar nas trevas e ter comunhão com Deus é viver incoerentemente. Viver assim é algo contraditório. Quando alguém fala isso; faz, a si mesmo, mentiroso; revelando que não pratica a verdade.
Em resumo, ocorre o seguinte: Diz que se tem comunhão com Deus, mas se caminha pelas trevas (porque não há prática da verdade); logo, faz-se mentiroso aquele que diz isso.


"Se porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado."
Quando se anda na luz, há comunhão uns com os outros; logo, a comunhão define nosso estado de permanência no caminho da luz. Dessa forma, o sangue de jesus nos purifica de todo pecado. 

Essa é a dinâmica do Reino de Deus: Comunhão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário