Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 21


 A LEI DO SACRIFÍCIO

O líder deve abrir mão para avançar(Êx3.1-4.13)

Muitos líderes querem subir pela escada corporativa, esperando que liberdade e poder estejam à espera no topo.Não se dão conta que a liderança realmente requer sacrifício.
Líderes que desejam decolar devem fazer mais do que um corte ocasional; devem abrir mão dos seus direitos. Isso éverdade para cada líder independentemente de sua profissão. Fale com qualquer líder e descobrirá que ele fez repetidossacrifícios. Quanto mais alto esse líder chegou, maiores os sacrifícios geralmente feitos. Líderes eficientes sacrificammuito do que é bom a fim de se dedicarem ao que é melhor.
A liderança exige constante sacrifício. É um processo contínuo, não um pagamento de parcela única. As circunstânciaspodem variar de pessoa para pessoa, mas o princípio não muda: liderança significa sacrifício.Que preço você está disposto a pagar para tornar-se um líder mais eficiente? Muitos líderes se ocupam tanto emperseguir à sua visão como em reanimar as pessoas que refletem pouco sobre isso. Mas a liderança sempre requersacrifício. Ninguém alcança sucesso sem ele.
Como Moisés foi capaz de abrir níão de tanta coisa e fazer tão grandes sacrifícios sem ficar amargurado ou magoadocom Deus? E o que o tornou disposto a voltar ao Egito como servo de Deus depois que usufruiu do melhor que o paíspodia lhe oferecer? Uma rápida olhada na vida de Moisés mostra como Deus o modelou em um líder eficiente:

1.    Moisés ficava sozinho com Deus.

Se Moisés tivesse permanecido no Egito, ele teria dado ouvidos a Deus quando este o chamou? Quem sabe? Mas oexílio de Moisés em Midiã lhe proporcionou 40 anos de tempo para reflexão. Quando Deus, finalmente, lhe apareceuna sarça ardente, Moisés havia crescido o suficiente para ouvir a voz de Deus.
Líderes de nossos dias reservam pouco tempo pára ficarem sozinhos com Deus. A maioria parece sempre em movimentoe raramente se recolhe consigo. Se nessa descrição você se enquadra, mude os seus hábitos e reserve algumtempo para estar a sós com Deus. Não force Deus a enviá-lo para o deserto a fim de obter sua atenção.

2.    Moisés foi honesto com Deus.

Na ocasião em que Moisés se encontrou com Deus na sarça ardente, nenhum traço da petulância característica desua vida no Egito permaneceu. Ele conhecia sua fraqueza. Quando Deus disse a Moisés que tiraria o seu povo do Egito,o homem purificado respondeu: "Quem sou eu para i r a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?" (Êx 3.11) Somentequando homem de certa idade, humilde diante de Deus, Moisés pôde ser útil para Deus. O Senhor pode usar vocêtambém se olhar para si honestamente, admitir as suas fraquezas e humilhar-se perante Deus.

3.    Moisés estava sedento de Deus.

O que faz com que uma pessoa realmente esteja sedenta de Deus? Isso difere de pessoa pára pessoa. Alguns desejamconhecer Deus desde a infância. Uma tragédia pessoal pode reordenar as prioridades de outros. E alguns nunca sevoltarão para Deus. N o caso de Moisés, foram necessárias quatro décadas no deserto.
Moisés poderia ter entregue todas as esperanças de fazer alguma coisa com a sua vida que valesse a pena antes queDeus finalmente falasse com ele? Provavelmente, não. Uma pessoa não pode ser determinantemente autoconfiante esedenta de Deus ao mesmo tempo.

4.    Moisés foi quebrado por Deus.

Deus não forçou a si ou a sua vontade sobre Moisés. Deus esperou até que Moisés voluntariamente, fosse a ele:"Vendo o SENHOR que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu:Eis-me aqui!" (Êx 3.4) Quando Moisés voltou-se a Deus, ele pôde ser quebrado.
Quebrantamento envolve duas coisas: remover o orgulho e a autoconfiança inconvenientes e construir confiançasaudável em Deus' Deus domou a autoconfiança e o orgulho de Moisés no deserto, mas, para criar confiança.Deus teve de quebrar os temores daquele homem. Moisés lidou com diferentes tipos de temores no seu encontrocom Deus:

Temores em relação a si. Moisés duvidou do seu próprio valor (Êx 3.11). Deus respondeu assegurando Moisés do seu propósito.

Temores em relação a Deus. Moisés temeu quem Deus poderia ser. Quis saber o nome e o caráter dele (Êx 3.13).Deus respondeu surpreendendo Moisés com a sua presença.

Temores em relação a outros. Moisés preocupou-se com a questão de como o povo de Deus responderia (Êx 4.1);eles já não o haviam rejeitado? Deus respondeu demonstrando o seu poder e comprometimento.

Temores em relação à sua habilidade. Moisés duvidou de si mesmo, tanto do seu discurso (Êx 4.10) quanto de suahabilidade (Êx 4.13). Deus respondeu providenciando um companheiro, seu irmão, Arão.

Uma vez quebrada a sua teimosia, vencidos os seus temores e seu propósito reafirmado, Moisés, finalmente, colocou-se nas mãos de Deus.
A vida é repleta de trocas, mas você somente pode lucrar se tem algo para sacrificar. Moisés teve de sacrificar oseu status e as suas posses materiais a fim de ser preparado para o seu propósito de vida. E, então, para cumpri-lo,novamente teve de sacrificar Na segunda vez, ele abandonou a segurança do anonimato no deserto para voltar aolar de sua infância.
Se você deseja liderar, se espera encontrar e cumprir o propósito para o qual Deus o criou, então deve ter algo paradar. Continue crescendo e construindo as suas virtudes pessoais e segure firmemente as coisas que Deus lhe deu. Elembre-se: pode ser necessário que sacrifique essas coisas a qualquer momento para atender ao chamado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário