Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 1 de maio de 2013

AUTORIDADE (Parte 1)



A vara de Deus (Êxodo 17.3-7)

           O povo de Deus recebeu uma importante lição sobre autoridade quando aprendeu a confiar na provisão de Deus. Sempre de novo o Senhor providenciou o que necessitavam, demonstrando assim o direito de guiá-los.

           Moisés aprendeu a depender de Deus como autoridade por excelência. Um dos pontos-chave da grandeza de Moisés se encontra nesta afirmação: "Clamou Moisés ao Senhor" (Ex. 17.4). Líderes conquistam autoridade. Poucas pessoas simplesmente dão autoridade a alguém. Deus conquistou a confiança do seu povo e "conquistou" a sua autoridade através de vários meios:


  1. Realização: Ele abriu caminho para seu povo atravessar o mar Vermelho com segurança;
  2. Proteção: Ele eliminou o exército egípcio no mar Vermelho;
  3. Provisão: ele providenciou maná e codornizes para o povo comer;
  4. Solução de problemas: ele fez jorrar água da rocha.

O teste de autoridade: Davi se submete até o fim (2 Samuel 1.17-27)

           Quando Davi ouve que Saul e Jônatas morreram na batalha, ele lamenta profundamente o amigo Jônatas. Mas ele também chora por causa de Saul, o homem que: 1) tentou matá-lo no palácio; 2) tentou que os filisteus o matassem na batalha; e 3) o impeliu por montanhas e cavernas a fim de matá-lo. Por que honrar um homem desses?
           Na mente de Davi, a submissão à autoridade pouco tem a ver com a pessoa que ocupa o cargo. Na verdade, quando um jovem amalequita conta a Davi que ele livrou Saul da miséria a pedido do rei, Davi ordena a execução do amalequita, dizendo: "Matei o ungido do Senhor" (2 Sm 1.16).
           Enquanto líderes conquistam a sua influência, Deus lhes dá autoridade. Devemos submissão a toda e qualquer autoridade que Deus instala, independentemente de quem sejam (Rm 13.1).


O centurião ensinou uma lição de autoridade (Mateus 8.5-13)

           O centurião que pediu que Jesus curasse seu servo entendi claramente o significado de autoridade. ele compreendia que, da mesma forma com tinha autoridade sobre soldados, que lhe eram subalternos, Jesus tinha autoridade sobre as doenças. Quando o líder tem autoridade, suas palavras têm muito peso. Qual é o peso que suas palavras têm? Quem dá ouvidos às suas palavras?

Fonte: Bíblia da liderança cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário