Traduza para o seu idioma

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A liderança de Neemias

Neemias cap.1

* Neemias fez história! Ele foi um líder por excelência.

=> Neemias não correu atrás do reconhecimento; ele não fez história porque quis, mas por causa de seu caráter...
   > Ele procurou o bem do seu próximo e não o seu; ele renunciou direitos próprios para lutar por uma causa <=> característica de um ganhador de almas.
   > Neemias já tinha um lugar para ficar. Ele tinha o seu cargo de copeiro, precisava mais de quê?
Vemos que os judeus que saíram de Judá junto com Hanani, não aguentaram o estado em que sua cidade vivia. Eles saíram de lá porque estavam em perigo; eles eram desprezados!
    > Quem pediu notícias da cidade foi Neemias. Era como se eles próprios já tivessem desistido do território. Como dissessem: Eu é que não vivo nessa miséria. Faltava no povo, a força de vontade; eles estavam desanimados. "... ainda estavam caídas... ainda... ainda." essas eram as palavras dos judeus!
   > Neemias não precisou ser conhecedor de filosofias, nem ser o cara mais estudado, porém era copeiro do rei.
(Repara a reação de Neemias: "Me sentei e chorei". Não era o que o copeiro esperava; ele achou que estava tudo bem lá na sua terra. Neemias pensou: "Poxa, eu aqui to bem, mas e meus irmãos, olha o estado deles.")
=> Neemias foi motivado por um princípio de Deus: a família!
Cuidado com as suas motivações, vigie nelas! A motivação de Neemias foi: Vou levantar o povo; eles estão desistindo daquio que Deus disse... o povo esqueceu-se das promessas. Deus disse que aquela terra é nossa; então é nossa

Entenda uma coisa! Todo líder precisa de uma coisa: dependência de Deus.
   > Neemias procurou a Deus; ele humilhou-se e se colocou no lugar dos seus irmãos. Ele pediu em favor de seus irmãos. Vemos que em sua oração ele reconheceu seu erro, pediu perdão e se arrependeu dos pecados.
  > Neemias fala de Aliança, ele reivindica seus direitos.
  > Podemos ver outro princípio aí no meio: Adoração(v.9). O lugar de adoração estava desprexado, estava em ruínas. Neemias quis levantar o altar que estava caído.

=>Este é o teu povo, Deus. Como pode, eles estarem vivendo esse desprezo. (Parafraseando)

=> Neemias já tinha o plano. Porém esperou a oportunidade de Deus, por isso buscou a sua presença. <=> Esse é o resultado de depender de Deus: tudo dá certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário