Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Responsabilidade: Pôncio Pilatos falhou em liderar



Mateus 27:11-31

O presidente Harry Truman estava certo quando disse: " O problema pára aqui!" Líderes não podem passar por cima de um problema. Nós não podemos liderar sem assumir responsabilidades. Ele vem com a área que se assume.
Pôncio Pilatos, o Governador romano de Israel, deu-nos um péssimo exemplo de um líder que falhou em assumir responsabilidades. Quando Jesus lhe foi apresentadopara julgamento, ele não pôde achar nada de errado com ele. Contudo, apesar de o julgar inocente, ele sucumbiu diante da pressão da multidão. Percebendo que eles queriam condenar um inocente, ele lhes ofereceu uma escolha: Barrabás ou Jesus? Quando eles, erradamente, escolheram Jesus como o mais cruel dos homen, Pilatos caminhou até uma pia com água e tentou lavar as mãos de qualquer responsabilidade para a sua decisão.Ele imaginou que poderia evitar as consequências que lhe recairiam. Pilatos cometeu o pecado de omissão e tentou evadir-se da responsabilidade por meio de um artifício legal.
Nada disso surpreendeu os judeus, uma vez que Pilatos tinha toda uma história com atitudes semelhantes. Ele tendia a "tirar o corpo fora" quando as coisas esquentavam. Certa vez, quando ele resolveu colocar a águia romana dentro do templo, prontamente 5000 judeus marcharam rumo à sua casa de férias para exigir que ele a retirasse de lá. Ele, então, reuniu seu exército e exigiu que os judeus se retirassem. Como os judeus se recusaram, ele ameaçou cortar-lhes a cabeça. Os judeus caíram de joelhos e disseram:"Vá em frente!" Chocado com sua convicção moral, ele voltou atrás. Dessa ocasião em diante, os judeus dobraram a espinha desse homem e sabiam que ele correria de sua responsabilidade. Ele evidenciou compromisso político e moral.
Mas o que levou Pilatos a lavar as mãos de sua responsabilidade:

1. Ele tinha problemas de base(v.22)
     Pilatos nunca forjou seu caráter para opor-se a adversidade. Os conflitos o paralisavam

2. Ele tinha problemas com a futilidade(v. 23-24)
    Ele tinha percebido que não haveria nenhuma decisão que fosse a correta; assim, por que  perder tempo? A apatia cresce quando nós percebemos que a ação parece ser inútil

3. Ele tinha problemas com o medo (v. 24)
    Pilatos sentiu-se preocupado com a própria sobrevivência. Se ele contrariasse os judeus, ele temia perderf o controle, a imagem pública ou a posição. A advertência de sua esposa pôs ainda mais combustível em seu medo.

4. Ele tinha problemas com o fracasso (v.24)
    Ele sabia que um tumulto estava fermentando. Da última vez que isso havia acontecido, ele falhou em impor-se na ocasião, e os judeus sabiam que ele blefava. Eles sabiam que Pilatos tinha muito mais meo do fracasso do que eles

5. Ele tinha problemas com o foco (v.24)
   Os líderes não podem ser neutros ou inertes diante de decisões cruciais. Pilatos foi até um lavatório e tentou lavar as mãos de toda a confusão.


fonte: Bíblia da Liderança Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário