Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 27 de maio de 2011

culto de Honra 26/05/2011


CRIADOS POR DEUS PARA DOMINAR

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea lhes criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que se move obre a terra.”(Gn 1.27,28)


O homem foi criado para refletir a imagem de Deus, ou seja, o seu amor, sua bondade, caráter, natureza e reinar sobre toda a criação dele. O plano de Deus foi traçado com muita perfeição e determinação divina. Tudo foi projetado para o bem de Deus e da humanidade. Deus os abençoou, porém tendo dotado o homem de livre arbítrio, livre vontade, capacidade de escolha; este poderia decidir servir a Deus ou escolher servir a si mesmo, servir ao pecado, e isso, traria conseqüências sobre sua vida e a de seus descendentes. “Eis que isto tão somente achei: Que Deus fez o homem reto, mas os homens buscaram muitos artifícios.”(Ec 7.29). O homem se meteu onde nunca devia ter se metido. Entrou em um beco escuro e tenebroso. Entrou na rota do pecado, no caminho da morte. (Rm 6.23). Por causa do pecado, de dominador se tornou dominado pelo mal. De livre que era se tornou escravo. Mas em Cristo, o cabeça da Nova Criação, a humanidade (eu e você) foi devolvida ao projeto original. “Assim que, se alguém está em cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.”(2Co 5.17) Agora que somos recriados em cristo, a ordem divina se mantém atualizada e prioritária para a igreja.

FRUTIFICAI:
A ordem divina de produzir frutos, de frutificar, está relacionada em primeiro lugar ao fruto de uma vida transformada por Deus. Produzi, pois frutos dignos de arrependimento. Essa frutificação é o fluir do caráter divino na natureza humana. Somos chamados para frutificar a vida de Deus. Dar frutos da nova natureza. Frutificar fala de darmos um bom testemunho, de refletirmos a natureza do Deus santo, puro e amoroso. De exalarmos o bom perfume de Cristo. A frutificação é um sinal evidente do seu crescimento espiritual, moral e emocional. O fruto do Espírito Santo vai ser manifesto na sua vida como resultado do seu crescimento espiritual. Creio que não há frutificação sem crescimento. Primeiro cresce o líder, depois cresce a célula, a igreja. Decida crescer para frutificar abundantemente. “Mas os frutos do Espírito são: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei.”(Gl 5.22).

MULTIPLICAI-VOS:
Aqui nos deparamos com uma ordem debaixo de uma palavra de bênção. A ordem de Deus para a sua criação é simples. Multiplicai-vos. Deus quer que você se multiplique, que a célula, a igreja, se multiplique. Como? “Então, o,levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as pode contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente.”(Gn 15.5). Devemos sair da tenda que nos limita. “Sai da tua tenda ó filho meu.” Precisamos olhar para os céus. É tempo de focar a visão nas multidões. A visão celular é de multiplicação. Jesus multiplicou pães e peixes. “Levantando os olhos para os céus os abençoou.” Esse ato de levantar os olhos para os céus e abençoar os pães e peixes revela que ele estava focado em conquistar as multidões. De que maneira? Consolidando. A consolidação se deu de forma organizada, se deu com atitudes concretas. Ele organizou a multidão, proveu o alimento e os discípulos distribuíram. É dever do líder ter alimento para alimentar o povo. Devemos alimentar o povo com a palavra e estender as mãos para repartir o pão com os que precisam.

ENCHEI A TERRA, E SUJEITAI-A:
Toda a terra precisa ser cheia da glória de Deus para que ela se sujeite ao governo de Deus. Aqui a questão não é só povoar, pois a multiplicaçõa traria esse resultado. A questão é encher com a presença de Deus. “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.”(Naum 2.14). Quando a terra for cheia do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar, então tudo ficará sujeito ao Senhor. Esta expressão como as águas cobrem o mar, aponta para a força e o poder que a Palavra tem de sujeitar e governar todas as coisas. Quando a Palavra de Deus cobrir cada aspecto da vida humana; como as águas cobrem o mar, veremos o esplendor do nosso Deus em todas as coisas. Tudo estará sujeito ao Senhor Deus para a sua glória.

DOMINAI:
O homem foi criado para ser cabeça e não cauda; para estar por cima e não por baixo; emprestar e não tomar emprestado. “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.”(Rm 6.14). O pecado faz o homem perder sua posição de governo, de autoridade, mas graças a deus que estamos debaixo da graça. A graça é libertadora. A graça é melhor que a vida. A tua graça me basta. A ordem de Deus para que o homem dominasse estava condicionada a sua obediência, à vontade do Senhor. A graça tinha que prevalecer para que o governo de Deus fosse estabelecido. (Ef2.8-10). Dominai sobre toda a criação. Deus queria que o homem reinasse com ele sobre as obras de suas mãos. O sonho de Deus continua vivo. Ele quer fazer de você uma pessoa frutífera, um multiplicador de boas novas, de vidas, uma pessoa cheia do conhecimento de Deus para sujeitar esse mundo à vontade do seu Criador. Que o domínio dos céus se estabeleça na sua vida e em tudo. Deus abençoe a sua vida e que você decida ser exatamente aquilo que ele planejou.

MINISTRAÇÃO DE CÉSAR (líder de célula)

Nenhum comentário:

Postar um comentário