Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 30 de junho de 2011

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 10

A LEI DA LIGAÇÃO (1Rs 12.1-24)
"Líderes tocam o coração antes de pedirem a mão"

O líder não deve ligar-se com pessoas somente quando se comunica com grupos; deve ligar-se com indivíduos. Quanto mais fortes forem o relacionamento e a ligação entre indivíduos, tanto mais provavelmente o seguidor ajudará o líder. Alguns líderes tÊm problemas porque acreditam que os seguidores devem asumir a responsabilidade de ligar-se. Mas líderes bem-sucedidos sempre tomam a iniciativa. Eles dão o primeiro passo e, então, fazem o esforço de continuarem construindo relacionamentos.
Quando o líder fez a tarefa de ligar-se com pessoas, isso pode ser observado no modo como a organização funciona. Empregados demonstram grande lealdade e destacada ética profissional. As pessoas aspiram à visão do líder. O impacto é extraordinário.
Ligar-se requer autodoação. Roboão, faminto pelo poder, deu maior importância ao exercício dos seus músculos políticos do que ligar-se com as pessoas do seu círculo. Roboão nunca aprendeu a lei da ligação. Se você deseja ligar-se com outros, examine os seus motivos:

1. Chegue além de si.
O Dr. Albert Schweitzer afirmou: "Tudo o que você recebeu a mais do que outros, saúde, talentos, habilidade, sucesso..., tudo isso você não deve atribuir a si como algo natural. Em gratidão pela boa fortuna, você deve fazer algum sacrifício de sua própria vida em favor da outra vida."
Egoísmo e insegurança, geralmente, encontram-se no coração daqueles que deixam de chegar além de si. Claramente, Roboão nunca chegou além de si. A sua tirania não lhe levou mais respeito, porém desrespeito. Para ligar-se com outras pessoas, mantenha a sua mente focada nos outros e lembre-se de que liderar é um privilégio.

2. Cresça além de si
Mahatma Gandhi observou certa vez: "A diferença entre o que fazemos e o que somos capazes de fazer seria o suficiente para resolver a maioria dos problemas do mundo"
Se Roboão tivesse prestado atenção na experiência dos anciãos, teria descoberto quão pouco sabia a respeito de liderança. Mas esse jovem arrogante e indisposto à educação perdeu uma grande oportunidade de crescimento e, assim, destruiu a nação. Se você deseja crescer além de si, permaneça humilde e educável.

3. Doa-se além de si.
Indivíduos com baixa auto-estima quase sempre foram prioritariamente em si. Por outro lado, um estudo da Universidade de Michigan revelou que pessoas que regularmente se voluntariam a doarem o seu tempo elevam o seu prazer de viver e aumentam a sua expectativa de vida.
Roboão não tinha interesse naquilo que podia dar; objetivava ganhar o máximo. Líderes eficientes devem perguntar-se constantemente: "O que estou fazendo em favor de outros?" Seja um doador, não um reservatório.

4. Vá além de si.
"Quando nasceu, você chorou, e o mundo regozijou-se," diz um ditado do Oriente Médio. "Queira viver sua vida de tal maneira que, quando morrer, o mundo chore, e você se regozije."
Cada grande líder tem a habilidade de ligar-se. Se você deseja ser um líder melhor, deve aprender a ligar-se com pessoas. Faça-o e você elevará tremendamente o seu nível de liderança. Faça-o bem e verá que as pessoas seguirão você para onde quer que seja.

Quando você se liga com pessoas
Ligar-se com pessoas não é complicado, mas exige esforço. Observe como Roboão negligenciou essa prioridade:

1. As pessoas do seu convívio estão mais dispostas a agir quando você primeiramente as move pela pela emoção.
Mesmo quando os anciãos do rei Salomão alertaram Roboão de que ele não podia conquistar o coração das pessoas para sempre aliviando-lhes a carga de trabalho, ele não deu ouvidos. Pelo fato de não demonstrar interesse pelo bem-estar delas, elas procuram outro líder que as ouvisse.

2. Quando você dá primeiro, as pessoas do seu convívio dão de volta.
Roboão desperdiçou muitas oportunidade de dar para as pessoas. Pode parecer paradoxal, mas o líder ganha mais quando dá mais. Quando você lhes dá mais tempo, talento e bens, você recebe muito mais de volta.

3. Quando você se liga com indivíduos, ganha a atenção de multidões.
Roboão, arrogante demais para circular no meio do povo, tentou liderar Israel de forma impessoal detrás dos muros do palácio. Enquanto a natureza da liderança, muitas vezes, requer que se fale diante de grupos, líderes eficientes compreendem que a verdadeira ligação acontece de pessoa para pessoa.

4. Quando você vai ao encontro de pessoas, elas retornarão ao seu encontro.
A confrontação inicial entre Roboão e o seu povo aconteceu quando eles vieram ao encontro dele; ele estava tão distante do alcance que não podia ver que eles estavam prestes a se revoltarem. Roboão foi um líder reativo e não proativo. Quando ficou evidente que havia provocado desprazer às pessoas, apontou o dedo para elas. Em consequência, o seu reino se dividiu.

Quer você tenha recém-assumido uma posição de liderança ou esteja bem estabelecido, você deve ligar-se com as pessoas se deseja ser bem sucedido. lembre-se: o sinal indicador de um grande líder não é o que ele realizou sozinho, mas o que foi capaz de realizar através de outros. Isso apenas acontece através de ligação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário