Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 19


 A LEI DO GRANDE IMPULSO

O impulso é o melhor amigo do líder (lRs2.1.24)

Necessita-se de um líder para criar impulso. Seguidores o captam. E administradores são capazes de levá-lo adiantedepois de feito o início. Mas, paracriar, requer-se alguém que consegue motivar outros, não alguém que precisaser motivado. Harry Truman disse certa vez: "Se você não consegue suportar o calor, saia da cozinha." Para líderes, essaafirmação deveria ser mudada para dizer assim: "Se você não consegue produzir calor, saia da cozinha."
Todos os líderes enfrentam o desafio de fazer mudanças em uma organização. Assim como cadamarinheiro sabeque não se pode conduzir um barco que não se move para frente,líderes fortes entendem que, para mudar a direção,precisa-se primeiro criarprogresso. Sem impulso, até mesmo as tarefas mais simples podem parecerirrealizáveis. Mas,contando com impulso, o futuro se apresenta brilhante, osobstáculos parecem pequenos, e problemas parecem temporários.Com impulsosuficiente, quase todo tipo de mudança é possível.
O tempo de transição de umlíder para outro apresenta o mais crítico desafio de dar prosseguimento aoimpulso.Como Salomão conquistou com tanto sucesso os reinos do seu pai?Considere as seguintes ações que o jovem reiempreendeu para garantir umatransição serena:

1.  Ele começou com o que Davi providenciou.

O pai de Salomão lhe deu tudo quanto precisava para começar o seu reinado: umreino estável, recursosabundantes, conselho sábio e endosso público. Davideixou claro para todos em Israel que ele havia escolhidoSalomão para ser rei.

2.  Ele pediu humildemente, acima de tudo, sabedoria para liderar.

Salomão, provavelmente, tenha se tornado rei com cerca de 18 anos de idade,mas, apesar de sua juventude, reconheceuas dificuldades de liderança. Sabiaque, acima de tudo, necessitava de sabedoria. Por isso, pediu coraçãocompreensivo para julgar o povo de Deus. O pedido conservou puros os seus motivos e lhe deu condições deevitar ondas de impulsos.

3.  Ele tomou decisões sábias que lhe garantiram credibilidade.

Salomão tomou várias decisões primorosas em relação aos inimigos do seu trono.Exilou um oponente, executououtros dois e prendeu um quarto em casa. Porém,mais importante do que isso, cimentou a sua credibilidade como povo. Asabedoria que demonstrou numa disputa doméstica exerceu grande impacto sobreo povo: "Todo oIsrael ouviu a sentença que o rei havia proferido; e todos tiveram profundo respeito ao rei" ( I Rs 3.28).

4.  Ele manteve a paz.

Os avanços corajosos contra inimigos em Israel sustentou a paz em casa,evitando assim sangrenta guerra civil. MasSalomão tomou sábias medidas paraimpedir que outras nações ameaçassem o progresso de seu país e, por isso,"tinha paz por todo o derredor" ( I R s 4.24).

5.  Ele cercou-se de companheiros sábios.

Entre os reis de Israel, somente Salomão pôde desafiar Davi como o arquiteto de Um grande círculo íntimo.Salomão conservou alguns poucos servos de confiançade Davi em sua administração, mas não muitos. A maioriaele mesmo preparou.

O que é necessário para manter o impulso

Como uma equipe vitoriosa se mantém vencedora? O que torna possível umaorganização manter o impulso emandamento? A resposta não é o que, masquem. Exige-se um líder para manter o impulso, um líder que possui:

1.  Disposição para aceitar a responsabilidade pelo impulso da organização.

A maioria dos líderes aceita alegremente a responsabilidade enquanto aorganização goza de sucesso, mas se retraiquando a organização começa aescorregar. Porém impulso, positivo, negativo ou inexistente, sempre é da responsabilidadedo líder. Olan Hendrix, diretor executivo do Grupo de Recurso deLiderança, mantém que, depois quevocê liderou uma organização por três anos,cada problema é seu problema.

2.  Disposição para dirigir o impulso ao invés de deixar que o impulso o dirija.

O impulso sempre segue uma direção. A maioria das pessoas numa organizaçãoexerce pouco impacto sobre o seu impulso; ele simplesmente leva as pessoas.Mas líderes não podem causar o andamento do impulso, masdevem dirigi-lo.Antes de Salomão tornar-se rei, Davi, um extraordinário líder militar, criou oimpulso do povo.Mas Salomão nunca conduziu um exército. Seus objetivos nãoeram de natureza militar. Dedicou grande parte desua atenção ao comércio e àconstrução, e isso significava que teve de mudar a direção do impulso do povo.

3.  Disposição de ser entusiasmado em todos os momentos.

Permaneça positivo! Alguns tipos de personalidade têm facilidade em seconservarem entusiasmados; outros não.Reflita sobre os seguintes segredos paramanterem positiva a liderança o tempo todo:

• O trabalho que faço é superimportante. Certifique-se de sua visão, e todas assuas ações se alinharão. É fácil manter-seanimado quando você se ocupa com assuntos reais.

• As pessoas com quem trabalho são as melhores. Atribua alto valor a cadapessoa com quem trabalha. Espere o melhordelas, e elas lhe darão o melhor.

• Os resultados serão positivos. Em grande parte, você obtém o que espera.Somente ocasionalmente você será surpreendido,mas, mesmo então, serásurpreendido muitas vezes mais por resultados melhores do que por piores.

Alguma vez encontrou um líder com atitude negativa crónica que foi capaz desustentar continuamente impulsopositivo? Provavelmente, não.

Nenhum líder pode ignorar o impacto do impulso. Se o obteve, você e as suaspessoas serão capazes de realizar coisasque nunca imaginaram. Se não oobteve, as menores tarefas parecerão difíceis. Como líder, você deve decidir tê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário