A LEI DO
LEGADO
O valor final de um
líder é medido pela sua sucessão(Mt 28.16-20)
Quase todo mundo pode iniciar uma
organização que pareça estar bem por algum tempo, ao lançar um novo produtoou
programa relâmpago, ao reunir pessoas para um grande evento ou ao cortar gastos
para sair do vermelho.Contudo, líderes que têm um legado têm uma proposta
diferente. Eles lidam com o amanhã como se fosse hoje.
Depois que tudo tiver sido dito e
feito, sua habilidade como líder será julgada em como seus sucessores e sua
organizaçãofizeram, depois que ele não estiver mais lá. Seu valor final como
líder será medido pelos que o sucederem.Para criar um legado, você precisa ser
estratégico e agir propositadamente neste sentido. As seguintes
instruçõespoderão ajudá-lo a dar início à criação de seu legado:
1.
Decida
antecipadamente o que você está querendo entregar como legado.
Ser líder tem um preço. Ser um líder
que quer deixar um legado tem um preço ainda maior. Quando você trabalhapara
deixar um legado, sua vida não lhe pertence mais. Essa é a razão do porquê é
tão importante você saber o quevocê está querendo entregar aos outros, de
maneira que eles possam crescer.
O que você está querendo entregar como
legado? Quanto de seu tempo, dinheiro, oportunidades ou sonhos vocêestá
disposto a pôr de lado, de maneira que o,seu legado sobreviva na vida de outras
pessoas?
2. Tome a iniciativa de começar este processo.
Se você quer criar um legado, você
deve iniciar o processo; e haverá ocasiões em que você deverá lutar por isso.
Osseguidores de Jesus tinham vários projetos em suas agendas. Alguns, como
Simão, o Zelote, queriam dar início a umarevolução contra Roma. Outros, como
Tiago e João, queriam posição de poder (Mc 10.37). Até mesmo Pedro
tentoudissuadir Jesus de seu verdadeiro ato, que iria libertar os outros
discípulos de seguirem suas pegadas (Mt 16.22).
3.
Conheça suas metas para cada pessoa.
O processo de criação de um legado
deve estar centrado nas pessoas a quem ele será entregue. Isso requer a
escolhadas pessoas certas e um projeto de desenvolvimento para cada uma delas
individualmente. Jesus escolheu, cuidadosamente,aqueles que deveriam carregar
seu legado. Ele não chamou os primeiros "caras" que apareceram à sua
frente. Nem tampoucotratou os doze da mesma forma. Ele tinha um processo de desenvolvimento
individualizado para cada um deles.
4.
Prepare-se
para passar os bastão adiante.
Uma vez que você preparou seus
escolhidos, você precisa preparar-se a si mesmo para a transição. Preparar um
sucessoré realmente uma arte e isso não acontece sempre de maneira muito
agradável. Jesus teve aborrecimentos ao passar obastão para seus seguidores.
Ele apareceu para eles depois de sua ressurreição e deu-lhes o grande
comissionamento.porque alguns deles ainda não o tinham assumido. Pedro, Tiago e
João voltaram a ser pescadores, depois que eles viramJesus ressuscitado! Quando
você estiver se preparando para abrir mão em favor de seu sucessor, faça tudo
que puderfazer para que a transição seja tranquila. E, ainda assim, planeje
para que possa oferecer ajuda adicional sem interferir.
A ideia de Jesus para
deixar um legado
Jesus anteviu a tarefa de modificar a
vida das pessoas milhares de anos depois dele; e ele obteve sucesso. Ele
conseguifazê-lo sem escrever um único livro, sem construir uma única escola e
sem fundar qualquer instituição. Dessa maneira.Jesus escolheu entregar seu
legado a pessoas. Nós devemos aprender com ele o seu método e pô-lo em prática
tãobem quanto nós conseguirmos. Vamos ver a IDEIA de Jesus para trabalhar na
vida das pessoas:
Iniciativa
Jesus escolheu um grupo de pessoas que
deveriam continuar a sua obra. Ele não esperou que as pessoas viessem aele, mas
foi atrás delas e buscou as pessoas certas.
Demonstração
A filosofia da educação atual está
muito baseada na instrução teórica. Se Jesus houvesse apenas dado aos seus
discípulosuma teoria sem prática, eles jamais teriam assumido o seu legado. Mas
Jesus partilhou sua vida com eles.
Os discípulos de Jesus passaram por três etapas
em seu treinamento:
• Venha e veja. Jesus
convidou-os a observá-lo nas coisas que eram sua prioridade. Ele os convidou
para que o avaliassem(e a si mesmos, à luz do que Jesus ia fazendo);
• Venha e siga-me. Jesus
pediu-lhes que tivessem um alto grau de comprometimento. Os discípulos deveriam
fazermais do que apenas observar Eles deveriam associar-se a ele;
• Venha e fique comigo. Esta
fase é a maior parte dos três anos do ministério de Jesus. Ele requereu o
comprometimentoe a companhia de seus discípulos. Os doze estavam ao seu lado
quando ele ensinava, viajava, orava, comiacom "os pecadores", curava
os enfermos e ressuscitava os mortos. Eles viram que havia consistência e
coerênciaentre seus ensinamentos e suas ações e eles aprenderam o como e o
porquê de tudo que ele fazia.
Experiência
Depois que Jesus tinha exposto a boa
liderança e ensinado as verdades espirituais, ele não poderia tê-los
deixadolivres e ir-se embora. Ele os trabalhou gradualmente para posições de
independência na liderança ao dar-lhes avaliosa experiência. Jesus deu aos seus
seguidores uma oportunidade de porem prática tudo quanto lhes ensinou ea
liderança.
Instrução
Jesus constantemente ensinava, na
maioria das vezes por meio de parábolas. Mais da metade do conteúdo dos
Evangelhosapresenta ensinamentos de Jesus. A Parábola do Semeador nos dá uma
compreensão de como Jesus trabalhava.Quando os discípulos lhe questionavam a
respeito do significado das parábolas, ele as explicava, revelando o
ensinamentodas verdades que estavam escondidas nas histórias.
Avaliação
Jesus, repetidamente, avaliava o
progresso de seus discípulos. Depois do retorno dos setenta, ele os interrogou,
deu-Ihes instrução a respeito das prioridades e celebrou com eles (Lc
10.17-24). Jesus também fez avaliações individuais dosdiscípulos, falando-lhes
especificamente sobre o caráter deles e sobre suas capacidades.
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