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quinta-feira, 24 de maio de 2012

ARTIGO: 21 LEIS IRREFUTÁVEIS DA LIDERANÇA_____parte 20


A LEI DO LEGADO


O valor final de um líder é medido pela sua sucessão(Mt 28.16-20)

Quase todo mundo pode iniciar uma organização que pareça estar bem por algum tempo, ao lançar um novo produtoou programa relâmpago, ao reunir pessoas para um grande evento ou ao cortar gastos para sair do vermelho.Contudo, líderes que têm um legado têm uma proposta diferente. Eles lidam com o amanhã como se fosse hoje.
Depois que tudo tiver sido dito e feito, sua habilidade como líder será julgada em como seus sucessores e sua organizaçãofizeram, depois que ele não estiver mais lá. Seu valor final como líder será medido pelos que o sucederem.Para criar um legado, você precisa ser estratégico e agir propositadamente neste sentido. As seguintes instruçõespoderão ajudá-lo a dar início à criação de seu legado:

1.     Decida antecipadamente o que você está querendo entregar como legado.

Ser líder tem um preço. Ser um líder que quer deixar um legado tem um preço ainda maior. Quando você trabalhapara deixar um legado, sua vida não lhe pertence mais. Essa é a razão do porquê é tão importante você saber o quevocê está querendo entregar aos outros, de maneira que eles possam crescer.
O que você está querendo entregar como legado? Quanto de seu tempo, dinheiro, oportunidades ou sonhos vocêestá disposto a pôr de lado, de maneira que o,seu legado sobreviva na vida de outras pessoas?

2.    Tome a iniciativa de começar este processo.

Se você quer criar um legado, você deve iniciar o processo; e haverá ocasiões em que você deverá lutar por isso. Osseguidores de Jesus tinham vários projetos em suas agendas. Alguns, como Simão, o Zelote, queriam dar início a umarevolução contra Roma. Outros, como Tiago e João, queriam posição de poder (Mc 10.37). Até mesmo Pedro tentoudissuadir Jesus de seu verdadeiro ato, que iria libertar os outros discípulos de seguirem suas pegadas (Mt 16.22).

3.    Conheça suas metas para cada pessoa.

O processo de criação de um legado deve estar centrado nas pessoas a quem ele será entregue. Isso requer a escolhadas pessoas certas e um projeto de desenvolvimento para cada uma delas individualmente. Jesus escolheu, cuidadosamente,aqueles que deveriam carregar seu legado. Ele não chamou os primeiros "caras" que apareceram à sua frente. Nem tampoucotratou os doze da mesma forma. Ele tinha um processo de desenvolvimento individualizado para cada um deles.

4.     Prepare-se para passar os bastão adiante.

Uma vez que você preparou seus escolhidos, você precisa preparar-se a si mesmo para a transição. Preparar um sucessoré realmente uma arte e isso não acontece sempre de maneira muito agradável. Jesus teve aborrecimentos ao passar obastão para seus seguidores. Ele apareceu para eles depois de sua ressurreição e deu-lhes o grande comissionamento.porque alguns deles ainda não o tinham assumido. Pedro, Tiago e João voltaram a ser pescadores, depois que eles viramJesus ressuscitado! Quando você estiver se preparando para abrir mão em favor de seu sucessor, faça tudo que puderfazer para que a transição seja tranquila. E, ainda assim, planeje para que possa oferecer ajuda adicional sem interferir.

A ideia de Jesus para deixar um legado

Jesus anteviu a tarefa de modificar a vida das pessoas milhares de anos depois dele; e ele obteve sucesso. Ele conseguifazê-lo sem escrever um único livro, sem construir uma única escola e sem fundar qualquer instituição. Dessa maneira.Jesus escolheu entregar seu legado a pessoas. Nós devemos aprender com ele o seu método e pô-lo em prática tãobem quanto nós conseguirmos. Vamos ver a IDEIA de Jesus para trabalhar na vida das pessoas:

Iniciativa

Jesus escolheu um grupo de pessoas que deveriam continuar a sua obra. Ele não esperou que as pessoas viessem aele, mas foi atrás delas e buscou as pessoas certas.

Demonstração

A filosofia da educação atual está muito baseada na instrução teórica. Se Jesus houvesse apenas dado aos seus discípulosuma teoria sem prática, eles jamais teriam assumido o seu legado. Mas Jesus partilhou sua vida com eles.
 Os discípulos de Jesus passaram por três etapas em seu treinamento:

• Venha e veja. Jesus convidou-os a observá-lo nas coisas que eram sua prioridade. Ele os convidou para que o avaliassem(e a si mesmos, à luz do que Jesus ia fazendo);

• Venha e siga-me. Jesus pediu-lhes que tivessem um alto grau de comprometimento. Os discípulos deveriam fazermais do que apenas observar Eles deveriam associar-se a ele;

• Venha e fique comigo. Esta fase é a maior parte dos três anos do ministério de Jesus. Ele requereu o comprometimentoe a companhia de seus discípulos. Os doze estavam ao seu lado quando ele ensinava, viajava, orava, comiacom "os pecadores", curava os enfermos e ressuscitava os mortos. Eles viram que havia consistência e coerênciaentre seus ensinamentos e suas ações e eles aprenderam o como e o porquê de tudo que ele fazia.


Experiência

Depois que Jesus tinha exposto a boa liderança e ensinado as verdades espirituais, ele não poderia tê-los deixadolivres e ir-se embora. Ele os trabalhou gradualmente para posições de independência na liderança ao dar-lhes avaliosa experiência. Jesus deu aos seus seguidores uma oportunidade de porem prática tudo quanto lhes ensinou ea liderança.

Instrução

Jesus constantemente ensinava, na maioria das vezes por meio de parábolas. Mais da metade do conteúdo dos Evangelhosapresenta ensinamentos de Jesus. A Parábola do Semeador nos dá uma compreensão de como Jesus trabalhava.Quando os discípulos lhe questionavam a respeito do significado das parábolas, ele as explicava, revelando o ensinamentodas verdades que estavam escondidas nas histórias.

Avaliação

Jesus, repetidamente, avaliava o progresso de seus discípulos. Depois do retorno dos setenta, ele os interrogou, deu-Ihes instrução a respeito das prioridades e celebrou com eles (Lc 10.17-24). Jesus também fez avaliações individuais dosdiscípulos, falando-lhes especificamente sobre o caráter deles e sobre suas capacidades.

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